Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ciclo menstrual - uma visão holistica


Compreender que temos uma Lua Interna, que faz parte da natureza do feminino a mudança cíclica, que somos seres integrais, holísticos e que as nossas hormonas afectam muito mais que nossos óvulos, pois afectam o nosso ser inteiro, é essencial!

Nós, mulheres, somos regidas por um micro ciclo lunar pessoal, conhecido como ciclo menstrual.


Esse Ciclo Lunar Pessoal  possui ( como no ciclo lunar ) 4 etapas: Lua Nova, Crescente, Cheia e Minguante. No nosso corpo, esse ciclo manifesta-se na maturação do óvulo e pela acção hormonal das nossas glândulas endócrinas. Observando o nosso óvulo, vemos que ele cresce, como uma Lua no nosso corpo.

O Ciclo Lunar Pessoal  tem em média 28 dias, como o ciclo lunar. Cada fase do ciclo dura em média 7 dias, como as fases lunares.

Os primeiros 7 dias, que correspondem à menstruação, representam nossa Lua Nova Pessoal, momento em que o endométrio (tecido uterino que se formou no ciclo hormonal anterior para receber um possível embrião), não ocorrida a gravidez, degenera-se, perde sua a função e desprende-se das paredes uterinas, provocando o sangramento. Isso representa uma renovação de nosso ciclo, o óvulo inicia o seu processo de crescimento.

A Lua Crescente Pessoal, inicia-se nos próximos 7 dias. Vemos um crescimento das taxas de estrogénio e um aumento considerável do óvulo.

A nossa Lua Cheia Pessoal chega com a maturação do óvulo (a ovulação) onde é libertado do ovário e desce para as trompas até chegar ao útero. É o conhecido período fértil, onde é possível ocorrer uma gravidez. Nesse período, temos um aumento considerável de hormonas como o estrogenio.
Observando o nosso corpo, podemos perceber que estas hormonas podem fazer muito mais do que isto, afectam a temperatura corporal que sobe cerca de 1ºC, melhoram o nosso estado de animo, humor, a nossa pele, e especialmente a nossa libido. São dias de uma profunda revolução e ebulição.

A Lua Minguante Pessoal, corresponde ao período onde ocorre uma descida das taxas de estrogénio. É um período de grande transformação dos padrões hormonais, mais conhecida pela TPM. Os sintomas físicos são visíveis, afectando várias partes de nosso corpo e as nossas emoções.

Sentir a influência da Lua no nosso corpo, como afecta a nossa vida diária é  importante para realinhar e remodelar o nosso próprio ciclo interno. Reconhecer essas influências é o primeiro passo, contemplar essas luas, observar o nosso corpo, tocá-lo, sentir inteiramente como reage em cada momento, estar atenta a pequenas mudanças...

Nos tempos de hoje, resgatamos estas antigas tradições, sabedorias esquecidas pelos tempos que ganham força no momento que nos damos conta que estamos a perder um conhecimento importante para a nossa saúde integral. Só assim podemos recuperar o nosso poder Sagrado Feminino.


Para saber mais: http://tribuholistica.com/

2 comentários:

VS disse...

Gostei imenso deste post Cat!

Beijinhos

Anónimo disse...

Adorei esse post! É um assunto que muito me interessa!
bjss