Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sábado, 18 de outubro de 2008

Meditação para grávidas


Quando se esta grávida um turbilhão de dúvidas, alegrias e preocupações podem passar-lhe pela cabeça. Mais ainda quando a hora do parto está próxima.
Medos, ansiedades, dúvidas, o cansaço, o desconhecido, tudo isso faz parte de um processo de desenvolvimento que ao longo de 40 semanas provoca na Mulher diferentes sentimentos e a dificuldade de gerir emoções.



Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que a meditação pode ajudar as grávidas a reduzir o nível de ansiedade e stress muito comuns nessa fase.

Os pesquisadores analisaram 169 grávidas. Dessas, 30 foram estudadas durante o segundo e terceiro trimestre de gestação. Foram divididas em dois grupos. O primeiro grupo praticou a meditação e o outro, não.
O resultado mostrou que as futuras mães que não meditaram ficaram mais preocupadas e ansiosas durante a gravidez. No aspecto físico, quem praticou meditação também tive vantagens em relação ao outro grupo: diminuiu a tensão muscular.

De acordo com Roberto Cardoso, autor do estudo e ginecologista e obstetra da Unifesp, a importância da meditação é maior no começo e no fim da gestação, porque é o período em que a mulher fica mais ansiosa. “Essa prática é óptima para as gestantes. Como alguns remédios devem ser evitados nessa fase, a meditação faz esse papel, controlando o stress e deixando-as mais calmas na hora do parto”, diz.

O que é a meditação com visualização criativa do parto?

A meditação é uma actividade da consciência mental. A prática envolve uma parte do consciente, observando, analisando e lidando com o resto da mente. A meditação pode acontecer de várias maneiras, como a concentração num objecto, a tentativa de compreensão de algum problema pessoal etc. O objectivo final é despertar um nível subtil de consciência e usa-lo para descobrir a realidade.
A visualização criativa do parto é a arte de utilizar imagens mentais do trabalho de parto e parto, e afirmações para produzir mudanças positivas na sua vida.

Locais onde tenho o prazer de conduzir a meditação para grávidas:

Barrigas&Bébes em Odivelas
Casa Semente em Lisboa perto da Av. da Igreja
Akasha entre o Príncipe Real e Sª Bento
Espaço Zen Terapias - Malveira

Sem comentários: