Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

domingo, 31 de outubro de 2010

Workshop de Relaxamento e Meditação para Pais e Filhos



Vivemos numa sociedade com um ritmo acelerado onde o nosso tempo tem valor consoante o quanto fazemos ou produzimos.
Raramente tiramos um momento para desanuviar ou relaxar devidamente e, é desta forma, que servimos de modelos às nossas crianças, muitas delas com uma agenda bem preenchida depois da escola (natação, ballet, musica, ginástica, etc.). Depois dos trabalhos de casa estarem feitos, poucos têm tempo para respirar fundo antes de ser tempo de irem para a cama.

Contrariamente aos valores energéticos da nossa sociedade, o relaxamento e a meditação podem de facto criar bem estar e motivação. Mais do que isso, permitem que uma pessoa se vire para dentro de si, que se conheça e, em consequência, fique em paz consigo mesma.

Por detrás da azáfama do dia a dia, não é o que queremos para as nossas crianças? Paz de espírito e auto-confiança?

Ensinar a nossa criança a meditar significa basicamente ajudá-la a ligar-se com o seu eu interior, incluindo a sua imaginação e a verdadeira essência do seu ser. Embora para muitos, meditação seja significado de estar muito quieto, de pernas cruzadas e olhos fechados, não tem de significar o mesmo para as nossas crianças. De facto, pode significar simplesmente dar-lhes tempo para serem criativas, para praticarem a atenção e estarem livres de preocupações. É fácil de ensinar e pode também beneficiar muitos pais que se envolvam nesta prática com elas. Ter tempo para relaxar pode, no mínimo, reduzir a ansiedade e aumentar a capacidade de resolução de problemas.  A meditação pode ainda ajudar uma criança zangada ou frustrada a acalmar-se e a repensar uma situação.

A meditação é indicada para todo o tipo de crianças. Funciona como prevenção para as que nunca tenham tido problemas e ajuda aquelas que são mais instáveis. Principalmente, traz às crianças serenidade emocional.


Mas atenção, não é uma disciplina onde se conseguem resultados de um dia para o outro, nem resolve os problemas de forma imediata; daí a necessidade de uma aprendizagem estruturada, contínua e em conjunto com os pais.

Dos inúmeros benefícios, importa referir:

Ajuda as crianças com hiperactividade, défice de atenção, mau aproveitamento escolar, normalmente associado a uma situação emocional, como um problema familiar, dormir ou comer mal.

É indicada para crianças com problemas psicológicos, diversos tipos de inseguranças ou que, por exemplo, sofrem de pesadelos, dormem mal, têm uma alimentação errada, padecem de obesidade...

Ajuda a criança a reforçar a paz de espírito, a respirar em situações de stress, a levantar a auto-estima. Ensina-a a ser autodisciplinada e, para as crianças com problemas de afirmação, ajuda-as a desinibirem-se.

Cheia de benefícios para o corpo e mente, esta técnica contribui essencialmente para a estabilidade emocional da criança. .



O grande objectivo deste workshop é juntar pais e filhos e faze-los pensar positivamente,  focarem-se no que é bom e no que lhes traz bem-estar, para aprenderem a lidar de forma calma com os problemas que surgem.

São 3 encontros de 1h com pais e filhos - Máximo 3 famílias.
Contribuição: 30 euros
Inscrições: catarinapardal@sapo.pt

1 comentário:

Me... disse...

Catarina, quando vai ser? E onde? Bjs