Porque estas aulas estimulam o uso da criatividade, ajudam as crianças a desenvolverem a sua concentração, a ter auto-disciplina, a interagir melhor com as pessoas e com o meio em que vivem, nutrindo respeito e gratidão ao planeta, á sua família, aos seus amigos e ao seu próximo.
Desenvolve-lhes a consciência de si e do seu potencial, favorecendo a tranquilidade física e mental, a concentração, o viver em harmonia consigo e com os outros.
Ajuda também a cultivar uma auto-imagem positiva e equilibrada, encorajando-a a experimentar e explorar o novo, a ter uma consciência mais ampliada de si e do Universo à sua volta, o que permite a formação de alicerces sólidos favorecendo a criança a encarar e superar o stress diário e a melhorar a sua auto-estima.
Resumidamente, mais saúde , mais motivação, mais alegria , mais disposição e também mais tranquilidade .
O yoguilates ( Yoga + Pilates ) pode (e deve) ser praticado por bebés e crianças de todas as idades, pois todas as posturas são desenvolvidas e praticadas segundo o seu grau de desenvolvimento. Todas as aulas são realizadas de forma lúdica, harmoniosa e facilmente compreendidas e realizadas pelos pequenos praticantes.
Nestas aulas, crianças aprendem a reconhecer valores, a relacionar-se melhor com pais e colegas da escola e ainda a concentrarem-se durante a aula. Mesmo que as crianças não compreendam claramente a filosofia do yoga, esta é trabalhada, da mesma forma que a ética , a lealdade, a honestidade e o respeito ao próximo. Todo este conceito é vivido através de histórias e brincadeiras e, desta forma, os pequenos podem assimila-los naturalmente.
Para elas e para nós, fica uma lição: o que não falta nesta prática são ensinamentos de como se tornar uma pessoa melhor, mais saudável e mais consciente do seu papel na comunidade.
Com o Pilates ajudamos a criança a adoptar posturas correctas, para o seu desenvolvimento saudável e harmonioso. Hoje, os pequenos vivem num ambiente acelerado e competitivo. O resultado disso é o stress, a falta de concentração e a má postura.
A concentração, a respiração, o controle, o alinhamento, a precisão, a fluência, o ritmo, o centramento e o compromisso com o corpo todo, elementos fundamentais para a vida das nossas crianças e adolescentes, são a base de todos os exercícios de Pilates.
Uma coisa muito importante é lembrar que o yoguilates deve representar um prazer para a criança e nunca uma obrigação. Se ela não tiver vontade de praticar, não se força.
As crianças que praticam Yoguilates na escola aprendem melhor, ficam mais calmas, e o relacionamento com os colegas e com os professores é muito melhor. A criança aprende a lidar melhor com suas dores físicas e emocionais, a mover-se com maior agilidade no espaço e tempo escolar através de uma percepção mais adequada de si mesma e do outro.
Se observarmos as crianças a brincar, constataremos que elas já praticam, naturalmente, várias das posturas do Yoga no seu dia-a-dia, nas brincadeiras, na sua vida, as crianças são Yogis!! O problema surge quando as começamos a sentar em cadeiras, a andar de mochilas ás costas e a trocar a brincadeira pelo sedentarismo da televisão.
Adaptado da editora Abril.
Obrigado Ana Sofia Barrias pela inspiração!
2 comentários:
Convido-vos a ler o meu post sobre o parto. Gostava de ter a vossa opinião. Bjs:)
http://srevoredo.blogspot.com/
Convido-vos a ler o meu post sobre o parto. Gostava de ter a vossa opinião. Bjs:)
http://srevoredo.blogspot.com/
Enviar um comentário