Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Massagem para grávidas


A gravidez é um período que pode ter algumas situações indesejáveis para a mulher, que fazem parte do processo natural de concepção de uma nova vida. Entretanto, muitas medidas podem ser tomadas para tentar aliviar esses transtornos, entre elas a massagem.

A massagem traz inúmeros benefícios para a grávida, tanto físicos, quanto psicológicos, e não somente para ela como também para o bebé.


A massagem para grávidas é uma massagem realizada com cuidados especiais e toques suaves,com o objectivo de aliviar dores lombares e diminuir o inchaço nas pernas, auxilia o retorno venoso estimulando a circulação sanguínea e linfática.


Vários artigos tem mostrado os benefícios da massagem no período de gestação. Alguns deles citam apenas a massagem como técnica para relaxamento da gestante e como forma de diminuir a ansiedade sobre as dores do parto ou qualquer outro medo que a mulher possa ter sobre esse assunto.

BENEFÍCIOS DA MASSAGEM NA GRAVIDEZ

Segundo BECK-GALLAGHER (1997) a massagem pode actuar em muitas queixas da gravidez, como: cefaleia, azia, edema, dores musculares, fadiga, ansiedade e muitas mais. Também aprimora as relações entre a grávida e seu parceiro, prepara a grávida para o parto e o pós-parto.

BRAND-JAMES (2001) relata que alguns dos concretos benefícios da massagem na gravidez são:

- Facilita o processo psicológico da gestação, por fortalecer o trabalho do coração, aumentar a respiração celular, reduzir o edema, e contribuir para a sedação do sistema nervoso .

- Alivia a sobrecarga nas articulações de suporte de peso e estruturas músculo-fasciais (articulação sacro-íliaca, coluna toraco-lombar, quadris, músculos erectores da espinha).

- Alivia e reduz dores no pescoço e nas costas causadas por postura inapropriada, fraqueza muscular e desequilíbrio.

- Suporte emocional e físico (particularmente para as mulheres que estão sozinhas nesta etapa).

- Desenvolve a consciência sensorial necessária para o processo do parto cinestesicamente (após o parto, a musculatura das costas, o abdómen e zona pélvico devem relaxar para permitir que o útero trabalhe sem resistência).

- Facilita o realinhamento estrutural da coluna e pelve no pós-parto e a reabilitação dos músculos abdominais.


Para podermos proporcionar estes benefícios para a grávida, devemos aplicar uma técnica adequada, pois caso contrário poderemos estar a proporcionar malefícios ou deixando de produzir efeitos significativos no curso da gravidez.

Assim temos para oferecer dois tipos de massagem:

1 - Massagem de relaxamento com óleos essenciais ( que pode ser usada também para ajudar a induzir naturalmente o parto depois das 40 semanas )Com Catarina Pardal
Esta massagem é feita no conforto do seu lar por 30 euros,1 hora na zona de Lisboa e arredores, ou em Sintra na D.S.O. por 15 euros

2 - Para casos mais específicos - Tratamento Osteopático com o Osteopata Nelson Alegre
40 euros em sua casa, zona de Lisboa e arredores, ou 20 euros em Sintra na D.S.O.

Para marcações e mais informação
catarinapardal@sapo.pt
telm 919267844

3 comentários:

Anónimo disse...

Onde é o D.S.O. em Sintra?

As massagens nao poderão ser realizadas na Barrigas e Bebés no casal de São Brás?

Unknown disse...

Pode enviar-me um mail que explico onde é a D.S.O. em Sintra.

Eu penso que as massagens podem ser na B&B mas tenho de confirmar.

Anónimo disse...

Sim envia-me por favor:
catvelez@gmail.com