Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quarta-feira, 2 de abril de 2008

O que é Plano de Parto?

É uma lista de itens relacionados ao parto, sobre os quais o casal pensou e reflectiu.
Funciona como uma carta, onde a gravida diz como prefere passar pelas diversas fases do trabalho de parto e como gostaria que seu bebê fosse cuidado após o nascimento.
Deve de ser agrafado no seu livro de gravida, e, enviado para a direcção do hospital/maternidade onde vai nascer o bebe.

O Plano de parto faz-nos pensar, reflectir, sobre o que queremos, e o que não queremos para o parto. É um exercício que pode ajudar a definir aquilo que é importante, e fazer com que esteja mais bem preparada para conversar com seu médico.
Não se trata, portanto, de uma lista de ordens, mas de um ponto de partida para a conversa.

Nos últimos anos muitos procedimentos artificiais foram introduzidos, de modo a transformar o nascimento de evento fisiológico natural a um complicado procedimento médico no qual são usadas drogas, aplicados procedimentos desnecessários, alguns dos quais prejudiciais ao bebê e até à mãe.

A parturiente tem o direito de participar das decisões que envolvem seu bem estar e o do bebê, tem o direito de saber os prós e contras de cada procedimento, exame ou manobra médica.
Todas essas informações devem ser fornecidas com base em evidências científicas.

Se precisar de ajuda para a elaboração do seu plano de parto, contacte-me.

Sem comentários: