Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Plano de Parto

O seu plano de parto deve estar de acordo com a sua personalidade e experiência de vida, gravidez e maternidade.
Só com a sua reflexão e consciência será uma ajuda à sua vivência de parto!

Questões relacionadas com as rotinas hospitalares na admissão ao parto:
  • Gostaria que não me realizassem enema (clister)
  • Prefiro que me realizem enema
  • Gostaria que apenas me realizassem tricotomia, se for necessária na altura da expulsão
  • Gostaria que me realizassem tricotomia parcial logo na admissão
  • Gostaria de poder tomar um duche

Questões relacionadas com o trabalho de parto:


Gostaria que me acompanhasse durante o trabalho de parto:

  • o meu companheiro
  • um parente
  • um(a) amigo(a)
  • a minha Doula
  • ninguém

Gostaria de ter liberdade de movimentos durante esta fase
Gostaria de poder beber líquidos claros (água, chá)
Gostaria de circuncrever ao mínimo o número de exames vaginais
Gostaria de ter musica ambiente no quarto
Gostaria de ter o máximo silêncio no quarto
Gostaria de ter luz suave no quarto
Gostaria que não me rompessem artificialmente as membranas, se o bebé estiver bem


Questões relacionadas com a monitorização do bebé:

  • Gostaria de ter monitorização intermitente, se o bebé estiver bem
  • Desejaria ter monitorização contínua do bebé


Questões relacionadas com a gestão da dor:

  • Gostaria de não ter medicação para a dor, a não ser que seja eu a solicitá-la
  • Gostaria que me fosse administrada epidural, mais para o fim do trabalho de parto
  • Gostaria que me fosse administrada epidural, o mais cedo possível
  • Gostaria de poder utilizar métodos não farmacológicos para o alívio da dor
    (bola, massagens, terapia frio/calor)


Questões relacionadas com a fase de expulsão:

  • Gostaria que estivesse presente para assistir ao parto ..................... (pessoa designada)
  • Gostaria de poder usar os meus óculos
  • Gostaria de poder escolher a posição mais confortável para parir
  • Gostaria de poder tocar a cabeça do meu bebé, assim que ele coroar

Questões relacionadas com a episiotomia:

  • Gostaria de não ser submetida a episiotomia (e assino termo de responsabilidade)
  • Gostaria de ser submetida a episiotomia apenas em situação de risco eminente de laceração
  • Gostaria de ser submetida a episiotomia apenas em situação de risco de vida para o bebé
  • Prefiro que me seja realizada a episiotomia


Questões relacionadas com o recém-nascido:

  • Gostaria que o cordão fosse cortado, depois de deixar de pulsar
  • Gostaria que fosse ................... (pessoa designada) a cortar o cordão umbilical
  • Gostaria de pegar imediatamente no meu bebé
  • Gostaria que realizassem os procedimentos ao recém-nascido na minha presença
  • Gostaria de poder amamentar o meu bébé, na sua 1ª meia-hora de vida


Questões relacionadas com a 3ª fase:

  • Gostaria que me fosse mostrada a minha placenta
  • Não desejo ver a minha placenta


Questões relacionadas com a cesariana:

  • Gostaria de realizar uma cesariana apenas por razões clínicas, e sob efeito de epidural
  • Gostaria que o meu acompanhante assistisse à minha cesariana
  • Em caso de cesariana de emergência, gostaria que fosse ..................(pessoa designada)
    a cortar o cordão umbilical
  • Em caso de cesariana de emergência, gostaria que fosse .....................(pessoa designada)
    a pegar no bebé, assim que ele estivesse vestido
  • Gostaria de realizar uma cesariana, a meu pedido

Adaptado do site da HumPar, são alguns exemplos de itens a pensar para o seu plano de parto!

Sem comentários: