Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sábado, 2 de janeiro de 2016

Medo do parto



Medo é uma sensação natural da vida e que se tornou profundamente conectada no nosso DNA para nos ajudar a sobreviver. A resposta de luta ou fuga é o que manteve o homem primitivo seguro e pode fazer o mesmo por ti numa situação de sobrevivência. 

E ter medo do parto é normal, é saudável...

Quando o medo é usado de forma saudável, a química no nosso corpo cria uma resposta que pode motivar-nos a tomar as ações certas, pode avisar-nos do perigo e dar-nos uma explosão de adrenalina para lidarmos com a situação ( e o que faz, por exemplo, escolher a posição para parir )

O medo (assim como a ansiedade) pode ser bom como dito acima, mas se não for corretamente doseado pode causar efeitos desastrosos, como partos muito longos e cesarianas. 

Se deixares o medo e a ansiedade levarem o melhor, sabotam toda a tua habilidade de fazer bons julgamentos e decisões assertivas. É por isso que, se tiveres um medo irracional do parto, precisas de aprender técnicas para controlar os medos e e acalmar em qualquer situação.

Então o que podes fazer para controlar a ansiedade? 
A pior coisa que podes fazer é fingir que não tem medos. Ter Medo não é mau, como tu respondes ao medo é que pode não ser vantajoso!

1. Pensa sobre o que te faz ter medo do parto? 
O que te assusta? O que poderia causar maior ansiedade enquanto estivesses a parir? Fala sobre isto com alguém, uma Doula pode ajudar.

2. Entende porque essas coisas te  metem medo. 
 É por que tu não estás preparada? 
Porque te mete medo parir?

3. Pega nas coisas que te assustam e prática esses medos... 
Por exemplo, se um de seus medos é não ter força suficiente, começa a praticar, inscreve-te em aulas de yoga para grávidas, prática exercício físico, etc. 

Lutar contra o medo do parto e  da maternidade é perder energia.. é alimentar esse medo e torna-lo mais forte e poderoso.. é torna-lo maior que nós...

Fazer desse medo um aliado, assumi-lo como nosso, mima-lo, acaricia-lo, trabalhar com ele, porque ele é teu e faz parte de ti, faz com que te tornes bem mais forte e poderosa enquanto o medo fica pequeno e indefesso como um bebé....

Depois vem o papel da Doula...A nós Doulas cabe-nos ficar com o teu medo ao colo enquanto tu uivas para ter o teu bebé! 
(E nós também temos os nossos medos e carregamos muitos deles para os partos que acompanhamos... Mas isto fica para outro post ...)

E tu, de que tens medo? 

3 comentários:

Ana Raimundo disse...

Grata por estas palavras :)

Quarto de Bebe disse...


Parabens pela estrutura e conteúdo de seu site
Abrass Renato

Caixas MDF

Cat disse...

❤️