Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Episiotomia aumenta a risco de incontinência anal

Fonte: http://gineconews.org/jornal/2000/maio/maio2000_09.htm 
By: Signorello L, Harlow B, Chekos A, Repke J. - In: BMJ 2000;320:86 

Estudos epidemiológicos têm indicado que a incontinência anal depois de partos é mais comum do que o se presumia. Até 6 a 10% de todas as mulheres apresentam novos sintomas defecatórios no pós-parto e algo entre 13 e 20% apresentam perda de controle de flatos. Os números são ainda mais altos para aquelas com lacerações de terceiro ou quarto grau. 

Apesar das alegações dos que preconizam episiotomia de rotina de que ela ajuda a evitar relaxamento do assoalho pélvico e trauma perineal, há evidências abundantes do contrário. Algumas evidências também sugerem que a episiotomia pode aumentar o risco de lesão de esfíncter, independentemente de sua associação com parto vaginal operatório.

Para determinar se as mulheres submetidas a episiotomia têm diferente risco de incontinência anal do que as mulheres a quem se permitiu a laceração espontânea no mesmo grau, investigadores conduziram um estudo em grupo retrospectivo para estimar o risco de incontinência anal entre uma grande amostra consecutiva de primíparas. 

Todas as participantes foram retiradas de uma população de primíparas que tinham passado por parto vaginal simples a termo com apresentação de vértice no Brigham and Women's Hospital, EUA, entre agosto de 1996 e fevereiro de 1997. As mulheres foram divididas em 3 grupos: grupo da episiotomia; grupo da "laceração", compreendendo mulheres que tiveram laceração perineal espontânea de segundo, terceiro e quarto graus; e um grupo "intacto", compreendendo mulheres que não receberam episiotomia e apresentaram, no máximo, laceração perineal de primeiro grau. 

As mulheres receberam questionários 6 meses após o parto solicitando informações sobre vários tópicos, inclusive problemas no momento com incontinência fecal ou de flatos (definidas como "evacuar ou eliminar gases quando não deseja"). Foi-lhes pedido para se recordarem de quaisquer problemas até 3 meses depois do parto. As pacientes com história de incontinência anal antes do parto foram excluídas da análise. 

O peso médio das crianças no grupo da episiotomia foi significativamente mais alto do que nos 2 outros grupos (3487 g vs 3374 g no grupo laceração e 3340 g no grupo intacto; P < 0,01). A duração mediana da segunda fase do trabalho de parto foi mais longa no grupo da episiotomia (109 minutos vs 81 minutos e 57 minutos). Vinte e sete por cento dos partos no grupo da episiotomia envolveram parto vaginal operatório vs 17% no grupo da laceração e 3% no grupo intacto. 

Depois do ajuste para idade materna, peso da criança ao nascer e duração da segunda fase do trabalho de parto, as mulheres que tinham uma episiotomia tinham mais probabilidade de apresentar incontinência anal que as mulheres que não passaram pelo procedimento. Comparadas às mulheres com períneo intacto, as proporções de chances para incontinência fecal com 3 e 6 meses nas mulheres com episiotomias foram de 5,5 e 3,7, respectivamente. Comparadas às mulheres com laceração espontânea, a episiotomia triplicou o risco de incontinência fecal aos 3 meses (OR, 3,2) e aos 6 meses (OR, 2,9) e dobrou o risco de incontinência para flatos com 3 e 6 meses depois do parto. 

Para eliminar complicações do trabalho de parto e o uso de instrumental como fatores de confusão, os investigadores repetiram a análise, restringindo-a ao subgrupo de mulheres que tinham parto espontâneo não complicado e não instrumentado. Os resultados indicaram que o efeito da episiotomia não foram influenciados por sua associação com partos cirúrgicos complicados. 

Comparar especificamente mulheres com episiotomia que não se estendia (incisão cirúrgica de segundo grau) com aquelas que tinham laceração espontânea de segundo grau resultou em triplicar o risco de incontinência fecal e duplicar o risco de incontinência para flatos após 3 meses do parto no grupo da episiotomia, embora este achado não fosse estatisticamente significativo. 

Os autores concluem que a episiotomia na linha média não é eficiente em proteger o períneo e os esfíncteres anais durante o parto e é fator de risco para incontinência anal no pós-parto, independentemente de sua associação com o peso de nascimento da criança, da duração da segunda fase do trabalho de parto e das complicações do trabalho de parto. Mulheres que têm episiotomias parecem correr risco mais alto de incontinência anal do que as que tiveram lacerações espontâneas comparáveis

Sem comentários: