Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 19 de março de 2013

Parir em Paz é fácil! difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata!



Para Parir em Paz é preciso criar condições favoráveis à liberação de ocitocina natural. Sem ocitocina não temos parto e como diz Odent, a ocitocina é uma "hormona tímida" 

O parto é sexo ( já pensaram que as hormonas, os órgãos e até os sons ;) são os mesmos ) logo o local onde se desenrola devia de ter as mesmas condições que tem o local onde fazemos amor ( cada mulher é única, eu escolheria segurança, privacidade e ambiente quente sem luz directa )  

Parir em Paz não rima com adrenalina 

Sabemos que a adrenalina bloqueia a produção de ocitocina, e sabemos que a adrenalina pode ser captada pelos órgãos do sentido. Desta forma, quem está presente no parto deve ter uma baixa produção de adrenalina. Por isso uma mulher em trabalho de parto deveria ficar isolada, e ser observada indiretamente por uma parteira ou enfermeira. As doulas, parteiras e enfermeiras, em vez de darem instruções  tiradas de manuais, deveriam permanecer caladas, estar presentes, mas não intervir e como diz Odent fazer uma atividade repetitiva, como tricotar 

Todos os mamíferos criam mecanismos para não serem observados na hora do parto, e o mesmo deveria acontecer com a espécie humana.

Parir em Paz é fácil! Difícil é ser mamífera na nossa sociedade tecnocrata !

Sem comentários: