Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Perda Gestacional: como podemos ajudar?

Quando uma mulher vivencia a perda de uma criança ouve e passa por muitas coisas desejariam nunca ter passado. Peço-vos ajuda para fazer uma lista que possa ajudar os familiares e amigos que estejam a tentar ajudar alguém que esteja a passar por uma perda gestacional.


Já passei por 2 perdas gestacionais, elaborei esta lista com base na minha experiência e de outras que encontrei na net. Ajudam-me a completa-la?

Aqui vai:

-Quando estiver a tentar ajudar uma mulher que perdeu um bebé, não ofereça a sua opinião pessoal sobre a  sua vida, as suas escolhas, os seus projetos para seus filhos. Nenhuma mulher nesta situação está à procura de opiniões (de leigos) sobre porque é que perdeu o seu bebé!

- Não diga "É a vontade de Deus", " A natureza sabe o que faz",  "Foi melhor assim o bebé não devia estar bem." , " tu podes ter outro", etc

Não finja que não aconteceu nada, e não mude de assunto quando a mãe falar sobre o ocorrido.


Diga apenas "Eu sinto muito."
É o suficiente.

Diga: "Vocês vão ser, um dia, pais maravilhosos!"

Diga "Eu acendi uma vela para seu bebé", ou "Eu fiz uma oração para ele."
Mande flores ou uma pequena mensagem. Faz o casal sentir que o bebé era amado!

Não ligue mais que uma vez e não fique triste se o casal não atender.

Reconheça que o casal sofreu uma morte na  família não simplesmente um problema de saúde. Reconheça que além dos efeitos colaterais físicos, eu o casal vai estar triste e angustiada . Trate o casal  como trataria uma pessoa que vivenciou a morte trágica de alguém que amava.


Acima de tudo, por favor lembre-se que a perda gestacional e, muitas vezes, a pior coisa que já aconteceu a um casal. A palavra aborto é pequena e fácil. Mas a morte de um bebé é única e terrível. Vai levar tempo até que o casal descubra como lidar com a situação.

Se já passaste por uma perda gestacional podes ajudar-me?

Sem comentários: