Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Portugal vai adoptar novas curvas de crescimento para bebés e crianças

ESTOU A APLAUDIR DE PÉ!!!

 A "tabela dos percentis" que está em todos os boletins de saúde  vai mudar. O Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil prevê a adopção das curvas de crescimento propostas pela Organização Mundial de Saúde - PODEM CONSULTAR AQUI as tabelas propostas pela OMS.


EXCELENTE NOTICIA!!!

Ler Mais no jornal público


Já que falamos em "pesar bebés" NÃO faz sentido faze-lo todas as semanas! Excepto em casos concretos, como em caso de doença, é inútil pesar o bebé todas as semanas. Muitas mães pesam o seu filho no centro de saúde ou na farmácia, chegam mesmo a alugar ou comprar balanças! O peso aumenta depois de dar de mamar e diminui ao defecar e urinar, as variações de peso são grandes, é impossível avaliar o resultado.
Que mal pode fazer pesar um bebé?
- Cria angustia familiar
- Falsos diagnósticos
- Abandono da amamentação
- Introdução precoce de alimentos complementares
- Administração desnecessária de vitaminas

O bebé não deve de ser pesado mais que 1 vez por mês ou 1 vez em cada 2 meses no segundo semestre. E muito cuidado com a interpretação das curvas de crescimento dos boletins de saúde !

Sem comentários: