Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sábado, 3 de dezembro de 2011

S. Nicolau



"Era uma vez um menino muito bom, que gostava muito de crianças. Com todo o carinho, dedicava-se a eles ensinando-lhes histórias.




E todas as crianças podiam ir à sua casa uma vez por semana para ouvir essas histórias. A casa ficava sempre cheia. Nicolau – era esse o nome do bom menino – tinha uma grande casa, cuidada por um velho servo que tinha como especialidade fazer biscoitos muito gostosos.
No dia da semana em que as crianças vinham para a casa de Nicolau para cantar, fazer música e ouvir histórias, o velho servo preparava muitas fornadas de gostosos biscoitos. E, na época em que as macieiras estavam carregadinhas de maçãs, ia ele também colher um cesto cheio delas. Ao final da tarde, quando as crianças terminavam suas atividades e se despediam, passavam pela cozinha e lá havia sempre biscoitos ou maçãs ou mesmo nozes para elas.
Um dia, certa menina, muito pobrezinha, que vinha sempre às reuniões não compareceu, por estar doente.
Depois que todos se despediram, Nicolau preparou um saquinho com um pouco de cada guloseima e maçãs. Como se a menina morasse muito distante, Nicolau montou seu cavalo para ir mais depressa até lá. Mesmo assim, quando chegou, já estavam todos dormindo. As portas e janelas estavam fechadas. Mas, diante da porta dos fundos, Nicolau viu os sapatos da menina e ali colocou seu presente.
Anos se passaram, as crianças cresceram, casaram, tiveram filhos e os seus filhos também iam à casa de Nicolau aprender versos e canções e ouvir histórias. Mas, Nicolau foi ficando velhinho, muito velhinho. Adoeceu e não pôde mais deixar o leito. Então, as crianças iam todos os dias para lhe cantar canções, para que ele não se sentisse sozinho e triste.
Chegou o dia em que Deus chamou Nicolau e ele morreu. Quando, porém, chegou ao Céu, olhando para baixo e vendo todas aquelas crianças que choravam inconsoláveis, Nicolau pediu para voltar à Terra. Deus lhe disse que isto não era possível.
Mas, por ter sido um homem muito bom, Deus deu a Nicolau a possibilidade de, uma vez por ano, no dia 6 de dezembro, visitar a Terra e a todas as crianças. As crianças boazinhas, é claro! Nesta sua visita são muito poucas as pessoas que o vêem . Por quê? Porque é preciso ter um sentimento muito especial no coração para poder ver alguém como Nicolau.
E quando vem a Terra, vem para alegrar as crianças. Traz para elas maçãs, nozes e biscoitos, e os coloca em seus sapatinhos ou diante de suas portas. E as crianças, o que fazem? Cantam canções e recitam versos. Mas, não esqueçam que Nicolau, durante o ano todinho, olha para Terra e vê cada uma das crianças e tudo o que faz. Ele anota em seu grande livro de ouro as coisas boas e belas e as coisas feias também.
São Nicolau vem visitar a casa das crianças na noite do dia 5 para o dia 6 de dezembro.
Coloca-se um sapatinho ou uma meia na janela ou embaixo do pinheiro, forrá-lo com papel para São Nicolau poder deixar suas dádivas: nozes, castanhas ou avelãs, uma maçã e pão de mel. Para o cavalo branco de São Nicolau colocar uma cenoura e matinho. Não esquecer que o cavalinho come tudinho!"
 

Sem comentários: