Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Episiotomia? Não deixes que cortem a tua vagina!!

A episiotomia ( corte da vagina para o bebé nascer mais rapidamente ) é uma Mutilação sexual aceite na nossa sociedade! Todos os anos vaginas de mulheres portuguesas são cortadas cirurgicamente (musculatura vaginal, tecidos eréteis da vulva e vagina, vasos e nervos) sem que haja qualquer necessidade médica!! Esse corte provoca danos sexuais, dor intensa, frequentemente complicações infecciosas e urinárias. Desde os anos 80 que há evidência científica sólida que aponta para a abolição da episiotomia por rotina. A episio não previne lacerações, nao previne incontinência urinária, a nossa vagina é perfeita para a passagem do bebé! A redução da episiotomia implicaria ainda uma importante economia na saúde. Falamos em cortes na saúde ... Que tal começar por abolir este corte?

2 comentários:

Elsa Filipe disse...

Há pouca divulgação de informação coerente sobre este tema.

Paula Correia disse...

As mulheres não sabem que a episiotomia é um corte dos músculos e isto pode trazer sérias consequencias e que os rasgões naturais são superficiais.
Há obstetras que consideram que a episiotomia é desnecessária e até prejudicial.
Se a mulher quer escapar a este ritual de mutilação genital tem que procurar um hospital ou obstetra que apoie o parto natural e que respeite o plano de parto.
Outro risco é que pode haver corte de ramos nervosos e a genitalia externa fica desensibilizada.