Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Vitaminas para lactentes?

Os lactentes saudáveis NÃO NECESSITAM DE POLIVITAMINICOS!
Nem os amamentados, nem os alimentados a leite de formula ( já leram os rótulos do leite de formula, vem carregado de vitaminas! ).

E vitamina D?
Também não!
Esta vitamina é na realidade uma hormona produzida na pele por efeito da luz solar, a quantidade de luz solar necessária para produzir vitamina D é pequena, é suficiente que o bebé passei ao ar livre duas horas por semana. Specker BL, et all. Sunshine exposure and serum 25-hidroxyvitamin D concentrations in exclusively breast-fed infants. J. Pediatr 1985;107:372-6

Em 2003 a AAP recomendou a administração de 200 UI de vitamina D por dia a todos os lactentes amamentados, baseando-se na possibilidade de alguns pais aplicarem filtro solar todas as vezes que saíssem de casa.

No nosso país solarengo não vejo a necessidade de dar vitamina D a bebés, cuidado com os filtros solares que usam... muitos são prejudiciais!

2 comentários:

anamargarida disse...

É verdade! E as papas instantâneas e os cereais também. Está tudo carregado de vitaminas. Ainda esta semana me questionava se estas empresas têm licença do infarmed para usarem tantos fármacos.
Vou também escrever sobre isto no meu blog!

Catarina Mendes disse...

Sinto-me me muito melhor comigo mesma desde que soube isso (li num livro do Carlos Gonzalez)pois sempre me esqueci de dar as vitaminas aos bebés :)