Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sábado, 1 de janeiro de 2011

Viva 2011!

Gosto de planear, de fazer um calendário para o Novo Ano.
Gosto de viver em conjunto com a natureza, quero transmitir aos meus filhos a importância do passar das estações e dos ciclos lunares.

Gosto de celebrar com os meus filhos a chegada do Inverno, as primeiras actividades da Primavera, o quente Verão e a entrada do Outono, actividades marcadas por rituais.

Anualmente, ocorrem de 12 a 13 Luas cheias, ou uma a cada 28 ¼ dias. A Lua é um símbolo da Deusa, bem como uma fonte de energia.  Tentamos sempre celebrar e admirar as Luas Cheias!
Os Sabbats contam-nos as histórias da Deusa e do Deus, da sua relação e de seus efeitos sobre a fertilidade da Terra, os meus filhos adoram ouvi-las.

Deixo um pequeno resumo:

Em Samhain, o Festival do retorno da Morte, os portões dos mundos abrem-se e a Deusa transforma-se na Velha Sábia, a Senhora do Caldeirão, e o Deus é o Rei da Morte que guia as almas perdidas através dos dias escuros de Inverno.


Em Yule, a escuridão reina como se estivéssemos no caldeirão da Deusa. Assim, o Rei das sombras transforma-se na Criança da Promessa, o Filho do sol, que deverá nascer para restaurar a Natureza.

Em Candlemas, a luz cresce, o Deus nascido em Yule manifesta-se com todo seu vigor, e a Criança da Promessa cresce com a vitalidade e é festejada, pois os dias tornam-se visivelmente mais longos e renova-se a esperança.

Em Ostara, luz e sombras são equilibradas. A luz da vida eleva-se e o Deus quebra as correntes do inverno. A Deusa é a Virgem e o Deus renascido é jovem e vigoroso. O amor sagrado da Deusa e do Deus é a promessa do crescimento e da fertilidade.

Em Beltane, a Deusa transforma-se  num lindo Cervo Branco e o jovem Deus é o Caçador alado. Ao ser perseguida pela floresta, o Cervo Branco transforma-se  numa linda mulher, e assim Eles unem-se e a sua paixão sustenta o mundo.

Chega então Litha, a Deusa é a Rainha do Verão e o Deus, um homem de extrema força e virilidade. O Sol começa a minguar e o Deus começa a seguir rumo ao País de Verão. A Deusa é pura satisfação e demonstra isso através das folhas verdes e das lindas flores do verão.

Em lammas, a Deusa dá a luz e o Deus novamente morre pela Deusa. A Deusa precisa de sua energia de vida para que a vida possa crescer e prosseguir. O Deus sacrifica-se para que a humanidade seja nutrida, mas através do grão Ele renasce. No ápice de sua abundância, ele retira através Dela.

Em Mabon, as luzes e as trevas equilibram-se novamente; porém o Sol começa a minguar mais rapidamente. O Deus torna-se então o Ancião, o Senhor das Sombras.

Chega novamente Samhain e então o ciclo recomeça, e assim tudo retorna à Deusa. Assim sempre foi e será!

 Partilho os momentos que quero celebrar com os meus filhos ( devo-me esquecer de algum, mas depois acrescento )

• 1 de Janeiro
Dia mundial da Paz
Vamos falar sobre a Paz e encontrar a paz dentro dos nossos corações!

• 6 de Janeiro
Dia de Reis – simboliza acolher e reverenciar na Criança.
Actividade: Vou ler um conto sobre os Reis magos e vamos fazer bolo rei!

• 19 de Janeiro
Lua Cheia - Lua da Gruta

• 31 de Janeiro
Dia do Mágico.
A data é em homenagem a São João Bosco, padroeiro dos mágicos, que segundo a tradição era também um mágico. A magia está sempre presente na nossa vida!

• Noite de 1 para 2 de Fevereiro

Imbolc - O crescimento da luz

Este Sabbath originou-se na antiga Irlanda, nas comemorações da Deusa Brighid, Brigid ou Brigith, homenageada como a "Noiva do Sol". Apesar de estarmos no auge do inverno, este festival é dedicado ao aumento da luz e ao despertar das sementes enterradas na terra congelada. Na Roda do Ano, Imbolc é o oposto de Lughnasadh e festeja a Deusa como Donzela.

Imbolc ocorre seis semanas após Yule, simbolizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e sua transformação em Donzela jovem e cheia de vigor. A Igreja Católica aproveitou o antigo significado pagão e transformou esta data na festa da Candelária, a Purificação de Maria. A própria Deusa Brighid foi cristianizada como Santa Brígida e seu santuário foi transformado em um mosteiro de monjas.

O Sabbath Imbolc, cujo nome significa "apressar-se", celebrava o aumento da luz e a derrota do inverno. Na véspera, todos os fogos e luzes eram apagados para serem reacesos, ritualisticamente, com as brasas das fogueiras dedicadas a Brigith.

Neste dia, com a comemoração do Disting, os povos nórdicos "enterravam" a negatividade e as agruras do inverno, acendendo fogueiras nas encruzilhadas e purificavam a terra, salpicando sal e cinzas sobre ela.

A atmosfera deste festival é marcada pelo despertar das sementes, dos novos planos e novos projectos, pela iniciação num caminho espiritual ou em novas oportunidades, pela aceleração e renovação das energias, pela purificação e pelo renascimento material ou espiritual, pela busca de presságios e pela preparação para sua realização.

Imbolc é uma data propícia para despertar a criatividade e abrir-se para a inspiração por meio da poesia, canções, narrativas, desenho, cerâmica ou dança - É a minha proposta para este dia!

•14 de Fevereiro
Dia de Sº Valentim
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.


O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes onde escreviam que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de Fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimonio) e de Pan (Deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adoptada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de Fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

Nós vamos fazer um postal!

• 15 de Fevereiro
Aniversário da minha irmã - Vamos fazer um presente para a tia!

• 18 de Fevereiro
Lua cheia - Lua do Sonho

• 20 de Fevereiro
Aniversário da minha mãe - Vamos fazer um presente para a avó das picas!

• 8 de Março 
 Carnaval – permite o exorcizar dos medos e das imperfeições humanas, através da máscara, fazendo de conta que se é outra pessoa, no sentido de aperfeiçoar e purificar-se.
Vamos fazer fatos para TODOS!!!

O Dia Internacional da Mulher, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
Vou explicar aos meninos a importância deste dia.



• 13 de Março
85º aniversário da minha avó!
Vamos fazer uma FESTA SURPRESA para a avó Bi!!!


• 19 de Março
Lua Cheia - Lua do Florescer
Dia do Pai

(em construção )

• 20 de Março

Ostara - Eqinócio de primavera - A festa da Natureza!

Vamos fazer um ritual de fertilidade que celebra o nascimento da Primavera e o redespertar da vida na Terra. Vamos decoram ovos cozidos - um antigo costume pagão associado à Deusa da Fertilidade.
Os ovos, que obviamente são símbolos da fertilidade e da reprodução, eram usados nos antigos ritos da fertilidade. Pintados com vários símbolos mágicos, eram lançados ao fogo ou enterrados como oferendas à Deusa. Em certas partes do mundo pintavam-se os ovos do Equinócio da Primavera de amarelo ou dourado (cores solares sagradas), utilizando-os em rituais para honrar o Deus Sol.

• 21 de Março
Dia da árvore / dia da poesia

Vamos à biblioteca!

• 1 de Abril
Dia das mentiras - vamos pregar muitas :)

• 18 de Abril
Lua Cheia - Lua do Orvalho

• 22 de Abril
7º Aniversário da minha Princesa!
6ª feira Santa

( Em construção )

• 23 de Abril
Dia Internacional do Livro
Vamos à biblioteca!

• 24 de Abril
Páscoa
O Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema do calendário lunar, que estabelece o dia santo no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no ou após o Equinócio da Primavera. (Formalmente isso marca a fase da "gravidez" da Deusa Tríplice, atravessando a estação fértil.)
A Páscoa, como quase todas as festividades religiosas cristãs, é enriquecida com inúmeras características, costumes e tradições pagãos, como os ovos de Páscoa e o coelho. Os ovos eram símbolos antigos de fertilidade oferecidos à deusa dos Pagãos. A lebre era um símbolo de renascimento e ressurreição, sendo animal sagrado para várias deusas lunares, tanto na cultura oriental como na ocidental, incluindo a deusa Ostara, cujo animal era o coelho.
Para nós é uma época de limpeza e purificação, interior e exterior. Na natureza é o momento de limpar os campos e canteiros para semear. Vamos celebrar o renascimento da Vida. Esta celebração, a ser vivida logo pela manhã, simboliza o ressurgir no despontar da vida. Os elementos mais simbólicos desta época são o ovo e a lebre. O ovo simboliza a fertilidade e a continuação da vida. A lebre da Páscoa simboliza a dádiva da Vida a favor da prol, pois atrai o predador para si, para salvar os outros.
Nós vamos fazer uma caça ao tesouro ( ovos de chocolate ), vamos pintar ovos e fazer desenhos.
Vou contar contos alusivos à época.


• 25 de Abril
Dia da Liberdade
A Revolução dos Cravos foi um período da história de Portugal, despoletado por um golpe de Estado militar ocorrido a 25 de Abril de 1974 que depôs o regime ditatorial Estado Novo, vigente desde 1933 e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático com a entrada em vigor de uma nova Constituição a 25 de Abril de 1976.
Vou explicar aos meninos como era o regime e falar sobre a importancia do DIA DA LIBERDADE!

• 29 de Abril
Dia Mundial da Dança
Vamos dançar!


• 30 de Abril
5º Aniversário do Pirata!
(em construção )

• Noite de 30 de Abril para 1 de Maio

Beltane

Este Sabbat é derivado do antigo Festival Druida do Fogo, que celebrava a união da Deusa ao seu consorte, o Deus, sendo também um festival de fertilidade. Na Religião Antiga, a palavra "fertilidade" significa o desejo de produzir mais nas fazendas e nos campos e não a actividade erótica por si só.
Celebração da fertilidade da terra, das plantas germinadas e em flor.
• Maio
Mês internacional da Doula

• 1 de Maio
Dia da Mãe
( em construção )
Dia do trabalhador
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.

Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.

Vou explicar aos meninos a importância desta data.

• 3 de Maio
Dia do Sol
Vamos adorar o Deus Sol!

• 15 de Maio
Dia Internacional da família
Vamos fazer algo em família!


• 17 de Maio
Lua Cheia - Lua da Fertilidade

• 18 de Maio
Dia Internacional dos Museus
Vamos visitar museus, a entrada costuma ser grátis!


• 19 de Maio
Faço 34 anos
( Em construção )

• 1 de Junho
Dia Mundial da Criança

( em construção )
• 2 de Junho
5ª feira da Espiga
Vamos construir um raminho de espiga
O Dia da Espiga é  o dia em que vamos apanhar a espiga, um viçoso ramo de várias plantas guardado durante um ano, um poderoso e multifacetado amuleto, que é pendurado, por norma, na parede da cozinha, para trazer a abundância, a alegria, a saúde e a sorte.

O nosso ramo de espiga é composto por pés de trigo e de outros cereais, como centeio, cevada ou aveia, de oliveira, videira, papoilas, malmequeres ou outras flores campestres. E a simbologia de cada planta é a seguinte: o trigo representa o pão; o malmequer o ouro e a prata; a papoila o amor e vida; a oliveira o azeite e a paz; a videira o vinho e a alegria; e o alecrim a saúde e a força.

• 8 de Junho
Dia Mundial dos Oceanos
Vamos ver o Mar!


• 10 de Junho



1º Retiro Pais Intuitivos
Dia de Portugal
Vou falar aos meninos sobre o nosso pais.


• 13 de Junho
Sº António

Festa das Pombas (50 dias depois da Páscoa) – celebração da amizade e da alegria de estar irmanado com os outros. Mensagem de paz e de verdade, simbolizada na pomba branca.


Actividades: Vamos vestir e e celebrar a cor branca.


• 15 de Junho
Lua Cheia - Lua das fogueiras
Vamos ver o Eclipse lunar total visível em Portugal, início às 18h42, meio às 21h12m, fim às 00h00m

• 21 de Junho


Litha - Solstício do Verão

O Solstício do Verão marca o dia mais longo do ano, quando o Sol está no seu zénite. Para a nossa família, este dia sagrado simboliza o poder do sol, que marca um importante ponto decisivo da Grande Roda Solar do Ano, pois, após o Solstício do Verão, os dias tornam-se visivelmente mais curtos.


• 24 de Junho
Festa de S. João  – Celebração do calor pelo fogo purificador (fogueiras de S. João) e celebração da abundância nas colheitas que se iniciam.
Vamos saltar fogueiras!

• 26 de Junho
7º Aniversário da minha sobrinha Mimi

( em construção )

• 29 de Junho
Sº Pedro - feriado na nossa terra

• 10 de Julho
1º Aniversário da minha Sobrinha Rita

• 15 de Julho
Lua Cheia - Lua Escaldante

• 1 de Agosto



Lughnasadh - Festa da abundância

É o Festival da Colheita, também conhecido como Lammas. Nesse Sabbat (que marca o início da estação da colheita e é dedicado ao pão), agradecemos aos deuses pela colheita com várias oferendas às deidades para assegurar a continuação da fertilidade da terra, e honramos o aspecto da fertilidade da união sagrada da Deusa e do Deus.
Vamos fazer novas bonecas de milho (pequenas figuras feitas com palha trançada) e queimar as anteriores (do ano passado) para dar boa sorte.


• 10 de Agosto
Celebro 8 anos de união
 
( Em construção )
 
• 13 de Agosto
Lua Cheia - Lua das Espigas
 
• 14 de Agosto
Aniversário do Vô Manel
Vamos fazer um presente para o avô!
 
• 12 de Setembro
Lua Cheia - Lua Madura

Aniversário da Avó Lena
Vamos fazer um presente para a avó!

• 13 de Setembro
Aniversário do Tio Telmo
Vamos fazer um presente para o Tio!

23 de Setembro

Mabon - Equinócio do Outono

Também conhecido como Sabbat de Outono, Mabon e Alban Elfed, é o Segundo Festival da Colheita e a época de celebrar o término da colheita dos grãos que começou em Lammas.
Nós vamos agradecer, meditar e fazer uma introspecção.

Dia e noite são novamente iguais, tempo de equilíbrio entre opostos, e uma nova oportunidade de reestabelecer o equilíbrio em nós!
Época que apela à coragem para enfrentar a escuridão das longas noites e da aparente morte que se vai manifestando na natureza. Tudo nela inspira recolhimento, para que o cultivo da luz interior permita o encontro consigo próprio, num processo de interiorização consciente dos processos de vida.

• 2 de Outubro
Festa de Agradecimento das Colheitas (1º domingo de Outubro) – agradecimento à mãe terra pelo sustento - frutos e cereais - que nos deu.

• 5 de Outubro
Implantação da República
A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 5 de Outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.
Vou explicar aos meninos a diferença entre monarquia e república.


12 de Outubro
Lua Cheia - Lua das Colheitas
Aniversário do pai!
Vamos fazer um presente para o pai!

• Noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro

O Samhain (pronuncia-se "sou-en")

Também chamado de Halloween, Hallowmas, Véspera de Todos os Sagrados, Véspera de Todos os Santos, Festival dos Mortos e Terceiro Festival da Colheita, é o mais importante dos oito Sabbats.
Samhain celebra o final do Verão, governado pela Deusa. (O nome Samhain significa "Final do Verão".)
Samhain é também o antigo Ano Novo celta / druida, o início da estação da cidra, um rito solene e o festival dos mortos. é o momento em que os espíritos dos seres amados e dos amigos já falecidos devem ser honrados. Houve uma época na história em que muitos acreditavam que era a noite em que os mortos retornavam para passear entre os vivos. A noite de Samhain é o momento ideal para fazer contacto e receber mensagens do mundo dos espíritos.

A versão cristã do Samhain é o Dia de Todos os Santos (1o de Novembro), que foi introduzido pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. O Dia dos Mortos é outra adaptação cristã ao antigo Festival dos Mortos. é observado pela Igreja Católica Romana como um dia sagrado de preces pelas almas do purgatório.

Em várias regiões da Inglaterra acredita-se que os fantasmas de todas as pessoas destinadas a morrer naquele ano podem ser vistos andando entre as sepulturas à meia-noite de Samhain. Pensava-se que alguns fantasmas tinham natureza má e, para protecção, faziam-se lanternas de abóboras com faces horrendas e iluminadas, que eram carregadas como lanternas para afastar os espíritos malévolos. Na Escócia, as tradicionais lanternas Hallows eram esculpidas em nabos.

Um antigo costume de Samhain na Bélgica era o preparo de "Bolos para os Mortos" especiais (bolos ou bolinhos brancos e pequenos). Comia-se um bolo para cada espírito de acordo com a crença de que quanto mais bolos alguém comesse, mais os mortos o abençoariam.

Outro antigo costume de Samhain era acender um fogo no forno de casa, que deveria queimar continuamente até o primeiro dia da Primavera seguinte. Eram também acesas, ao pôr-do-sol, grandes fogueiras no cume dos morros em honra aos antigos deuses e deusas, e para guiar as almas dos mortos aos seus parentes.

Era no Samhain que os druidas marcavam o seu gado e acasalavam as ovelhas para a Primavera seguinte. O excesso da criação era sacrificado às deidades da fertilidade, e queimavam-se efígies de vime de pessoas e cavalos, como oferendas sacrificiais.

Nós vamos acender uma vela de cor laranja à meia-noite e deixá-la queimar até o nascer do sol pois traz boa sorte, vamos ficar diante de um espelho e fazer um pedido secreto.


• 1 de Novembro
Vamos pedir e oferecer o Pão por Deus!

• 10 de Novembro
Lua Cheia - Lua do Caldeirão

• 11 de Novembro
Sº Martinho – simboliza a solidariedade e o espírito de partilha numa época em que a natureza despida nos indica um caminho de luz interior.
Vou contar a lenda de sº Martinho.

Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.

O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.
Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.
Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.

Vamos comer castanhas!


28 de Novembro
Aniversário de avô Lourenço
Vamos fazer um presente para o avô!


• 1 de Dezembro
Restauração da Independência - designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança.
Vamos procurar na biblioteca livros sobre o assunto para os ler neste dia.
Vamos acender a coroa do Advento e abrir a 1ª caixinha do calendário do Advento!
Vamos começar a montar o presépio.

• 10 de Dezembro
Lua Cheia - Lua do Renascer

• 22 de Dezembro

Yule - Solstício do Inverno

O Sabbat do Solstício do Inverno é a noite mais longa do ano, marcando a época em que os dias começam a crescer, e as horas de escuridão a diminuir. é o festival do renascimento do sol e o tempo de glorificar o Deus.
Nó vamos celebrar o amor, a união da família e as realizações do ano que passou.

Vamos dizer adeus à Grande Mãe e agradecer o Deus renascido que governa a "metade escura do ano".
Os costumes modernos que estão associados ao dia cristão do Natal, como a decoração da árvore, o acto de pendurar o visco e o azevinho, queimar a acha de Natal, são belos costumes pagãos que datam da era pré-cristã. (O Natal, que acontece alguns dias após o Solstício de Inverno e que celebra o nascimento espiritual de Jesus Cristo, é realmente a versão cristianizada da antiga festa pagã da época do Natal.)

A queima da acha de Natal originou-se do antigo costume da fogueira de Natal que era acesa para dar vida e poder ao sol, que, pensava-se, renascia no Solstício do Inverno. Tempos mais tarde, o costume da fogueira ao ar livre foi substituído pela queima dentro de casa de uma acha e por longas velas vermelhas gravadas com esculturas de motivos solares e outros símbolos mágicos. Como o carvalho era considerado a árvore Cósmica da Vida pelos antigos druidas, a acha de Natal é tradicionalmente de carvalho.

Vamos pendurar visco sobre a porta, uma das nossas tradições favoritas do Natal, repleta de simbolismo pagão, e outro exemplo de como o Cristianismo moderno adaptou vários dos costumes antigos da Religião Antiga dos pagãos. O visco era considerado extremamente mágico pelos druidas, que o chamavam de "árvore Dourada". Eles acreditavam que ela possuía grandes poderes curadores e concedia aos mortais o acesso ao Submundo. Houve um tempo em que se pensava que a planta viva, que é na verdade um arbusto parasita com folhas coriáceas sempre verdes e frutos brancos revestidos de cera, era a genitália do grande Deus Zeus, cuja árvore sagrada é o carvalho. O significado fálico do visco originou-se da ideia de que seus frutos brancos eram gotas do sémen divino do Deus em contraste com os frutos vermelhos do azevinho, iguais ao sangue menstrual sagrado da Deusa. A essência doadora de vida que o visco sugere fornece uma substância divina simbólica e um sentido de imortalidade para aqueles que o seguram na época do Natal.
A tradição relativamente moderna de decorar árvores de Natal é costume que se desenvolveu dos bosques de pinheiro associados à Grande Deusa Mãe. As luzes e os enfeites pendurados na árvore como decoração são, na verdade, símbolos do sol, da lua e das estrelas, como aparecem na árvore Cósmica da Vida. Representam também as almas que já partiram e que são lembradas no final do ano. Os presentes sagrados (que evoluíram para os actuais presentes de Natal) eram também pendurados na árvore como oferendas a várias deidades, como Attis e Dionísio.
Outro exemplo das raízes pagãs das festas de Natal está na moderna personificação do espírito do Natal, conhecido como Sº Nicolau (o Pai Natal) que foi, em determinada época, o Deus pagão do Natal. Para os escandinavos, ele já foi conhecido como o "Cristo na Roda", um antigo título nórdico para o Deus Sol, que renascia na época do Solstício de Inverno.


•1 a 25 de Dezembro
Advento – anunciação de um nascimento – o nascimento da Criança. Época de esperança e veneração pelo mistério da Infância. O jardim ou espiral do Advento simboliza a progressiva revelação do Ser que vai nascer.


•25 de Dezembro
Natal – festa da natividade: o nascimento da Criança, portadora da Vida.

1 comentário:

Carla disse...

Olá Catarina, como sabes estas coisas tão bonitas? O sabbath é de que religião?

Beijinho