Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Formação de Doulas


 

 
Na sociedade contemporânea, em que o parto sofreu um processo de industrialização, e foi reduzido em grande parte a um acto médico, num cenário hospitalar, rodeado de tecnologias e intervenções, urge redescobrir a verdadeira natureza de dar à luz. Há mulheres que ajudam outras mulheres a encontrarem o poder dentro de si para conduzirem o nascimento dos seus filhos e terem uma experiência de parto que as realize enquanto mulheres como um todo. Essas mulheres são as doulas.
A Associação Doulas de Portugal é uma organização de doulas portuguesas com o objectivo de promover e divulgar o papel da doula no acompanhamento perinatal como uma frente de acção na humanização do parto e nascimento em Portugal, assuntos na agenda actual. As doulas ajudam as mulheres e seus companheiros a viverem experiências de parto e pós-parto saudáveis, seguras, satisfatórias e enriquecedoras.
As doulas não executam qualquer acto médico nem fazem aconselhamento médico, mas deverão ter bons conhecimentos da fisiologia do parto e do período pós-natal de forma a que possam oferecer apoio e orientação no sentido de ajudar a mulher a encontrar as melhores soluções para o seu caso.
É neste sentido que a Associação Doulas de Portugal irá realizar nos próximos dias 13 a 15 e 27 a 29 de Novembro uma Acção de Formação Inicial de Doulas, no Hotel Alambique de Ouro no Fundão que visa formar novas doulas bem como dotar a região interior do país com esta resposta, com uma importância cada vez mais assumida no contexto da realidade das futuras mães e futuros pais portugueses.
Assim, vimos solicitar a melhor colaboração na divulgação desta acção, a primeira a acontecer na região centro do país.
Para mais esclarecimentos e informações agradecemos o contacto com a Associação Doulas de Portugal, através dos seguintes meios:

www.doulasdeportugal.org   

  www.doulasdeportugal.blogspot.com      

       Email: doulasdeportugal@yahoo.com   

        Tel.: 934 709 594 / 967 624 505 / 916 826 150

 


3 comentários:

Eco-quinta Nemus disse...

Está quase:))
Até dá pena um curso tão rico e necessário não ter centenas de mulheres interessadas não é..?

Carina disse...

Buáááá!!!
Eu queria tantooooooo!

Catarina disse...

Ainda não é desta Cat! :(