Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Azia na gravidez

 

As hormonas libertadas durante a gravidez relaxam a válvula entre o esófago e o estômago, por isso os alimentos e os ácidos gástricos podem voltar, irritando o revestimento do esófago causando uma sensação de ardor.

A Pressão do utero sobre o estômago pode aumentar os sintomas, principalmente nas ultimas semanas.

A azia ocorre normalmente depois das refeições, mas pode ocorrer a qualquer hora devido a problemas emocionais, normalmente ligados á ansiedade.

Como prevenção, faz refeições pequenas, com intervalos frequentes, e termina o jantar com pelo menos 2 horas antes do deitar.

Beber uma infusão de erva-doce depois das refeições auxilia a digestão.

Come alimentos alcalinos, como iogurte ou leite, para aliviar o ardor, se não der resultado tenta alimentos moderadamente ácidos, como laranja ou sumo de tomate.

A papaia contém enzimas digestivas, as amêndoas com casca são uma boa alternativa e as ameixas ajudam bastante a digestão. Uma infusão de barba de milho  possui um efeito calmante e digestivo, uma colher de chá de ulmeiro em pó, misturado com agua ou leite neutralizam o estômago.

A Homeopatia também pode ajudar: Arsenicum 6c ou Natrum phosphoricum 6c três vezes ao dia ( se não der resultado consulta um homeopata ).

 

Quem tem mais sugestões?

 

2 comentários:

moya disse...

chá de erva-príncipe e casca de limão :)

Claudia Borralho disse...

mascar pastilha :)