Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Relato de uma Cesariana

De uma pessoa de que gosto e admiro muito! Infelizmente utero bicórnio não é motivo para cesariana...

 

"Foi há quase 12 anos e parece que foi ontem! A médica marcou-me a cesariana duas semanas antes, motivo, útero bicórnio.

 

Fui internada no dia 1 de Junho às 19h. Depois do CTG, do banho e das burocracias fui para o quarto! A noite passou lenta… lembro-me de ouvir bebés a chorar e pensar que estava quase a chegar a hora em que ia ter o meu príncipe nos braços!

 

Amanheceu, depois do banho e soro no braço lá fui eu para o bloco operatório, ansiosa a grande questão era: anestesia geral ou epidural? Lá veio a minha médica, anestesia geral, não havia tempo para epidurais pois o Hospital estava lotado!

 

Lembro-me das luzes, dos médicos vestidos de verde, da música, do medo de adormecer e da ansiedade de o ver!

 

Adormeci… acordei numa sala com uma enfermeira perto de mim, lembro-me da falta de ar e de algo que tinha no rosto que me afligia. Lembro-me das dores, eram tantas e não paravam… Foi horrível o acordar. Perguntava pelo bebé e só ouvia “tá tudo bem”.

 

O Tiago nasceu às 11:58 do dia 2 de Junho e só o tive comigo às 19h! Foi um momento mágico! O meu marido a empurrar a caminha com um ar babadíssimo… era lindo, perfeito, o nosso bebé.

 

As horas seguintes não foram melhores. Dores, dores e mais dores. Miminhos da parte do pessoal do hospital não havia. Era apenas eu e o meu filho. Dúvidas que tinha, e eram muitas, eram mal esclarecidas e em tom de gozo. Valia-me a hora da visita e o apoio da minha médica que me ia ver muitas vezes…

 

Os dias que estive internada foram dias de choro e de muita saudade de casa. Lembro-me que quando me davam o termómetro colocava-o mal pois o medo de ter febre era tanto… e a vontade de ir para casa era tanta, sem comentários.

 

E foi assim, a minha primeira cesariana, que me deixou tantos medos que só 6 anos depois é que encontrei coragem para a segunda!...  "

 

2 comentários:

P e M disse...

"e a vontade de ir para casa era tanta, sem comentários"

Talvez um dia eu comente isto... como eu compreendo esta mãe!!!

Dulce Reis disse...

Obrigado Catarina!

Um Beijinho

Dulce