Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A GRIPE...

Já não consigo ouvir falar em tanta gripe... primeiro suína e agora gripe A...
Mas resolvi partilhar esta informação, não vá alguma mãe começar a espirrar e resolver deixar de dar de mamar por isso :)

A amamentação deve continuar no surto de gripe A

O aleitamento materno fornece aos lactentes anticorpos maternos que podem ajudá-los a combater doenças e a protegerem-se de viroses.

Recomendações do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), "Guia Médico - A mulher grávida e a gripe suína: Considerações para clínicos", que aconselham as mães que estão a amamentar a continuar mesmo que estejam a tomar medicações antivirais. Disponível em http://www.cdc.gov/swineflu/clinician_pregnant.htm

Recomenda que mães que amamentam e fiquem doentes com a gripe, tomem medidas para minimizar a exposição do bebé, incluindo a lavagem das mãos e cubram a boca/nariz com uma máscara.
O CDC também relata que se desconhece o risco de transmissão da gripe A da mãe para o bebé através do leite materno.
De acordo com Angela Smith, presidente da ILCA, muitos médicos especialistas acreditam que, quando os sintomas da gripe manifestam-se na mãe, o bebé já foi exposto.
Fornecer anticorpos humanos e de outros factores protectores através da amamentação ajuda a proteger o bebé. Além disso, verifica-se que a fórmula infantil (leite em pó), aumenta o risco de diarreia e infecções nos lactentes.

3 comentários:

moya disse...

Olha, ainda bem que falas nisso porque apanhei uma constipação... Não estou a pensar deixar de mamar mas não sei o que posso fazer para as dores de garganta: o chá de mel e limão alivia mas não muito... Não há problema de estar a respirar para cima dela?

P e M disse...

Moya,

tenta chá de Menta e cidreira com mel... sabe mal, mas a mim faz-me maravilhas...

Também estou com o nariz entupido... Estas mudanças bruscas de temperatura...

Durante estes 22 meses de vida da minha filha já apanhamos, as duas, duas gripes e ainda bem que ela mamava, pois caso contrário teria sérias dificuldades em alimentá-la; pois a mama foi o seu único alimento.

Unknown disse...

Moya respondo em pvt ok.

P eu ADORO cha de Menta e cidreira com mel!!!!