Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cuidado com o plástico de algumas chuchas e biberões!




Mais uma razão para se preferir a maminha!

Pesquisas feitas em ratos associaram a exposição prolongada ao bisfenol-A (substância química usada para dar maleabilidade aos biberões de plástico e chuchas) a certos tipos cancros e danos cerebrais.

O bisfenol-A é liberado em quantidades muito pequenas quando o plástico é exposto a altas temperaturas, como no micro-ondas ou em banho-maria.

O estudo Toxic Baby Bottles publicado em finais de Fevereiro 2007 pelo Environment California Research and Policy Center, revela que mesmo em pequenas quantidades o Bisfenol-A pode provocar algumas doenças, incluindo, cancro da mama, obesidade, aumento da próstata, diabetes, hiperactividade, alterações do sistema imunitário, infertilidade e puberdade precoce.


Este estudo inclui a recolha de amostras de alguns biberões dos maiores fabricantes do mundo e as respectivas medições sobre a quantidade de Bisfenol-A libertada do plástico para o alimento.


A grande maioria dos biberões e chuchas existentes no mercado português ainda é fabricada com recurso a plástico com Bisfenol-A. Não existe legislação para a rotulagem de biberões quanto à existência desta substância.



Uma vez que a ausência de Bisfenol-A representa uma vantagem competitiva, estes fabricantes tornam bem visível a anúncio "Livre de Bisfenol-A" ou "Bisphenol-A Free". Ao contrário, existência de Bisfenol-A num biberão, tipicamente não é anunciada.

O consumidor pode identificar a presença do BPA nas embalagens através de um número gravado no fundo dos produtos que identifica o tipo de plástico utilizado na sua composição, o números 3 e 7 são os que trazem maior risco de liberarem BPA.

Para saber mais:

Toxic-Baby-Bottles.pdf

1 comentário:

Mia disse...

E pensamos que lhes estamos sempre a oferecer o melhor!
Enviei um mail..será que deste por ele!?

beijocas