Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O uso da técnica “hands off” para protecção do períneo não altera a frequência ou grau de laceração perineal no parto

Comparação entre duas técnicas para diminuir lacerações do períneo durante o parto


O objectivo foi determinar a frequência, grau, e localização das lacerações perineais e dos resultados associados com o uso de duas técnicas para protecção do períneo – expectante (“hands off”) e intervencionista (“hands on”) – durante o parto.


Conduzimos um estudo randomizado controlado para comparar a eficácia das duas técnicas para protecção do períneo durante o parto espontâneo. O estudo incluiu 70 mulheres primíparas, que foram divididas de igual forma entre o grupo “hands off” e o grupo “hands on” (n=35 por grupo).


Ocorreram lacerações do períneo em 81.4% das mulheres. Apesar disto, predominaram as lacerações de primeiro-grau (82,5%). Lacerações na região anterior e posterior do períneo ocorreram com uma frequência similar. A taxa de lacerações não divergiu entre o grupo de “hands off” e “hands on” (P>05). Os resultados neonatais foram similares em ambos os grupos.


O uso da técnica “hands off” para protecção do períneo não altera a frequência ou grau de laceração perineal no parto, relativamente á técnica “hands on”.


de Souza Caroci da Costa A, Gonzalez Riesco ML.
A comparison of "hands off" versus "hands on" techniques for decreasing perineal lacerations during birth.
J Midwifery Womens Health. 2006 Mar-Apr;51(2):106-11.
PMID: 16504907 [PubMed - in process]

5 comentários:

mjf e pmp disse...

Olá,
devo ser mesmo ignorante: qual a diferença entre os 2 métodos? hands-on: apoio do períneo com as mãos e hands-off: sem tocar com nada no paríneo? ou hands-on: técnicas de massagem, lubrficação e apoio manual ao períneo? bjos!

Unknown disse...

Basicamente quer dizer - NÃO É PRECISO MEXER :)
Se alguem quiser tocar no perineo que seja a Mãe para sentir a cabeça do bebe :)

Unknown disse...

Basicamente quer dizer - NÃO É PRECISO MEXER :)
Se alguem quiser tocar no perineo que seja a Mãe para sentir a cabeça do bebe :)

Felipe disse...

Virou uma piada mesmo a ciência médica... tanta gente estudou lá atrás pra chegar uma galerinha dessa e dizer que "é só olhar". Foda. Aliás, a Terra é redonda.

Unknown disse...

E quem é vc pra dizer qualquer coisa Felipe? Quero que contabilize por favor quantos bebês vc já pariu. Caso contrário, não fale besteira, é por pessoas com o seu pensamento que ainda há violência obstétrica de rotina em nossos hospitais. Muita gente estudou lá trás, é verdade, mas o mundo evolui, não podemos descartar os estudos atuais, técnicas são aprimoradas com o passar do tempo. Pensamentos são modificados, como vc mesmo sugeriu ao citar que a terra é redonda. Se não concorda tenha ao menos respeito.