Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 1 de abril de 2008

Falar antes de falar

retirado do novo iol mãe http://www.mae.iol.pt/
(estou a adorar este novo site)

E se o seu bebé pudesse dizer-lhe com um gesto aquilo que ainda não consegue verbalizar?
Com o programa Baby Signs, é possível conversarem muito mais.

O programa Baby Signs foi criado para tornar a comunicação entre pais e bebés mais rica e fácil. Na fase em que os bebés já percebem quase tudo o que ouvem, mas ainda não conseguem dizer muitas palavras, os gestos podem ser uma forma de facilitar, enriquecer e aumentar as oportunidades de comunicação. São uma ferramenta útil para usar entre a vontade de falar e a aquisição da linguagem - quando passam o tempo a apontar para as coisas e a dizer "huum!"

Linda Acredolo e Susan Goodwyn, duas investigadoras americanas, desenvolveram este programa com base numa investigação académica que durou mais de duas décadas. Tudo começou em 1982 quando a filha de Linda Acredolo, com apenas 12 meses, usou o gesto de inspirar, franzindo o nariz, para designar "flor". A mãe percebeu que usar gestos para se fazer entender era um processo espontâneo e decidiu estimulá-lo. Kate chegou a usar 13 gestos diferentes. Se recorrer aos gestos era natural em muitas crianças, as duas investigadoras perguntaram-se o que aconteceria se os pais levassem esse processo mais longe, introduzindo eles próprios alguns gestos na comunicação com os filhos.
Foi desta questão que nasceu o trabalho académico. Depois de um grande estudo que envolveu mais de 140 famílias (com início quando os bebés tinham 11 meses), Linda Acredolo e Susan Goodwyn concluiram que os bebés que tinham usado gestos estavam, quando avaliados aos 24 meses, a falar mais do que os bebés a quem não foram ensinados gestos - com frases mais longas e vocabulário mais rico.
Aos 36 meses estavam a falar, em média, como crianças de 47 meses.
Aos oito anos houve uma avaliação do QI e as crianças que usaram gestos tiveram uma média de 12 pontos acima daquelas que não tinham usado gestos em bebés.
Concluiram que ensinar um bebé a comunicar por gestos tem enormes benefícios que passam pelo decréscimo da frustração, sentida tanto pelos bebés como pelos pais, pela promoção da vinculação e do desenvolvimento emocional, pela aquisição mais precoce da linguagem e até por um aumento do QI.
As conclusões foram tão marcantes que as duas investigadoras decidiram registar a marca Baby Signs e passar a fornecer ferramentas a todos os pais que quisessem aplicá-lo em casa.

Escreveram o livro "Baby Signs: Como Falar com o seu Bebé antes de o seu Bebé Falar", que rapidamente se tornou um best-seller. Criaram a Baby Signs Inc, uma empresa que comercializa produtos, como livros e mateirais de apoio, que ajudam os pais a aplicar o programa.
O Baby Signs Institute é uma parte da empresa, onde se faz formação de pais através de workshops, onde se continua o trabalho de investigação na área do desenvolvimento infantil e onde se dá formação a pessoas que queiram tornar-se instrutores.

Foi esse o caso de Sara Almeida.

Descobriu o livro de Linda Acredolo e Susan Goodwyn na internet quando a sua filha mais velha tinha um ano. Achou interessante e decidiu encomendá-lo. «Devorei-o e comecei a aplicar as dicas que eram dadas. A Luísa aprendeu vários gestos o que facilitou muito a comunicação. Toda a gente perguntava: Não vai atrasar a linguagem? Não, é exactamente o contrário, respondia. No início havia sempre resistências, mas quando as pessoas viam como ela falava comigo, rendiam-se», recorda. Depois veio a segunda filha e o programa começou a ser aplicado mais cedo, quando a Isabel tinha apenas seis meses. «Foi um uso muito rico, ela aprendeu dezenas de gestos, falava imenso, a irmã também conversava muito com ela e até queria inventar novos gestos para lhe ensinar. Como um para a palavra "mana"!»
Foi tal o entusiasmo que Sara achou que tinha de divulgar este programa em Portugal. Contactou a Baby Signs e fez a formação à distância, com os materiais enviados por correio e sendo avaliada através da internet. Recebeu o seu certificado em Outubro de 2007 e tornou-se a primeira instrutora independente de Baby Signs no nosso país. Foram já vários os pais que aprenderam no seu workshop como aplicar o programa com os seus bebés.

Benefícios do Baby Signs:
Reduz frustração e birras da criança pois esta sente-se compreendida.
Aumenta a sua auto-estima, pois sente-se valorizada e capaz de comunicar.
Fortalece a ligação entre os pais e a criança, pois aumenta e enriquece a comunicação.
Promove o desenvolvimento cognitivo da criança pois apela à sua capacidade de abstracção.
Promove o desenvolvimento social e emocional da criança, pois aumenta a sua capacidade de comunicar.
Facilita a aquisição da linguagem e a comunicação de crianças bilingues: os gestos são universais e servem de ponte entre as duas línguas.

A quem se destina o Workshop de Baby Signs:
Futuros pais ou pais de bebés até aos 24 meses
Familiares de bebés
Profissionais que cuidam de bebés

No workshop recebe materiais de apoio, como um guia de consulta rápida para colocar na porta do frigorífico e dois DVD.
Após o workshop, com a duração de uma hora e meia a duas horas, poderá participar em aulas a combinar.
Próximo workshop: 13 de Abril de 2008, das 11h00 às 13h00, no centro Barrigas e Bebés em Odivelas.

Mais informações em:
http://www.maeparamae.com/
https://www.babysigns.com/

Sem comentários: