Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sexta-feira, 7 de março de 2008

Uma em cada três mulheres têm relações sexuais dolorosas um ano após o parto


Estudo sobre a incidência de relações sexuais dolorosas um ano após o parto.
Uma em cada três mulheres ainda experimentam relações sexuais dolorosas um ano depois do parto, demonstra um estudo. Investigadores dirigidos por Amanda Williams, da Universidade de Birmingham no Reino Unido, entregaram questionários a 482 mulheres acima dos 16 anos que tinham dado a luz um ano antes.Oitenta e sete por cento das mulheres queixou-se no mínimo de um problema de saúde relacionado com o sexo um ano após o parto.
Mais do dobro do número de mulheres asiáticas do que de mulheres brancas referiram dores no perineo durante as relações sexuais um ano após terem dado a luz, num 62 % contra 28 %.
As relações sexuais dolorosas também foram mais comuns nas mulheres que sofreram um parto instrumental, num 36 por cento, do que as que tinham tido um parto vaginal normal, num 34 por cento.
Só 19 por cento das mulheres que sofreram uma cesariana disse que experimentava ter relações sexuais dolorosas após um do nascimento do seu bebé.
As mulheres que tiveram um parto instrumental também tardaram mais 2 semanas para retomar as relações sexuais logo após o parto, em relação às que tinham sofrido uma cesariana ou tido um parto vaginal.
No entanto, Williams assinala rapidamente que embora os partos por cesariana sejam vistos positivamente neste estudo, estes “estão associados a outros problemas que têm um efeito negativo na qualidade de vida das mulheres”.Os investigadores concluem: “Cremos que o nosso estudo assinala a necessidade de que os médicos proporcionem apoio continuo às mulheres que deram à luz, centralizando-se em questões como os problemas no perineo e os problemas referentes a uma saúde delicada”.
Fonte: Orgyn.com retirado do Journal of Clinical Nursing 2007; Advance online publication
© 2007 Current Medicine Group Ltd, a part of Springer Science+Business Media - Publicado: 27 Março 2007

Sem comentários: