Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Exercícios para virar bebés pelvicos

Existem alguns exercicios que se pode fazer para ajudar a virar bebés pelvicos.
alguns exercicios do livro da Janet Balaskas
1- a gravida deve de ficar em posição de cachorrinho (de quatro) por 10min, várias vezes ao dia.
2 -deitar a gravida numa pilha de livros, colocando-os por baixo do rabo, e permanecer nessa posição por alguns minutos. Nesses exercicios as chances do bebe virar são muito grandes, algo em torno de 90%.

Outra dica, escuta o teu corpo corpo, conecta-te com o teu filho, medita e conversa com o bebe.

. Podes usar uma luz também, proximo da barriga, na parte de baixo, irá causar interesse no bebê fazendo com que vire.

A partir da 37º semana há uma leve diminuição na quantidade de liquido aminiótico, é por isso que fica mais dificil do bebê virar, mas, não impossivel. Antes disso, há bebés que ficam cefalicos durante o trabalho de parto.

De acordo com a Dra. Betina (ONG Amigas do Parto) o parto pelvico tem algumas particularidades: " o Feto pélvico: em mulheres que já tiveram um parto normal e o feto não é excessivamente grande pode-se tentar novamente a via vaginal; porém, naquelas que nunca tiveram um parto vaginal é aconselhável fazer cesariana, pois não se sabe se a bacia da mãe é compatível com a passagem da cabeça do feto. Existe uma técnica para a rotação do feto para a posição cefálica que atualmente pode ser feita sob visão do ultra-som com bastante segurança, mas nem sempre se tem sucesso. Sua realização deve ser discutida com seu médico." - retirado do site da ONG Amigas do Parto.

Na comunidade do orkut (GO Baseada em Evidencias) da Dra. Melania tem um topico sobre parto pelvico muito bom, com várias pesquisas inclusive.

Alguns links interessantes sobre o assunto:
http://www.birthinternational.com/articles/andrea13.html
http://www.breechbabies.com/
http://www.icpa4kids.com/webster_technique.htm
http://www.worldchiropracticalliance.org/tcj/2001/aug/aug2001l.htm
http://www.americanpregnancy.org/labornbirth/breechpresentation.html

Encontrei alguns exercicios no site da Ronnie Falcão, parteira americana:

1. Deitar-se de costas (barriga pra cima) sobre uma tábua ou similar, usando almofadas . O ideal é que essa diferença de altura seja de uns 40 graus, mais ou menos. Praticar varias vezes ao dia.
2. Musica para o bebê. Coloca musica na parte baixa da barriga (proximo a bacia).
3. Coloca uma luz bem forte proximo a barriga, na parte de baixo. Ou até mesmo, entre as pernas. Pode ser uma abajour ou lanterna.
4. Conversa com o bebê. Pede a alguem conhecido, falando bem proximo a barriga, dizendo-o para se virar, de maneira suave e carinhosa, encostanto a boca bem proximo a pele, na parte de baixo da barriga.
5. Se tudo isso não funcionar, pensa na possibilidade de realizar a manobra durante o trabalho de parto. Nesse caso, o médico aplica uma droga para relaxar o utero e com as mãos empurra o bebê, desvirando-o.
Espero que resulte! Podem sempre contactar-me para mais dicas ou sugestões!
Boas escolhas!

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

Estou com 32 semanas e na ecografia desta semana o médico referiu que a pequena está pélvica e com pouco líquido amniótico em cima, junto à cabeça, o que poderá criar dificuldades em rodar novamente até ao parto.

Gostaría de perguntar se existe mais informação sobre esta questão do líquido amniótico e a possibilidade de ela ficar cefálica (estou também com placenta anterior não prévia), bem como se existem alguns exercícios suplementares que possa fazer.

Muito obrigada por qualquer informação que me possa fornecer.

Unknown disse...

Cara Anónima, contacte-me pelo mail catarinapardal@sapo.pt ou telm 919267844.

32 semanas é muito cedo para esse tipo de conclusões....

Unknown disse...

Cara Anónima, contacte-me pelo mail catarinapardal@sapo.pt ou telm 919267844.

32 semanas é muito cedo para esse tipo de conclusões....