Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O Método Pilates - Uma revolução no fitness que começou há 80 anos.


Joseph Hubertus Pilates foi o criador de um sistema alternativo de exercícios extremamente benéfico. O Pilates utiliza princípios específicos para promover a consciência corporal, desenvolvendo corpos fortes, equilibrados, alongados e flexíveis. Na infância Pilates foi uma criança asmática e raquítica, para superar essas deficiências investiu tanto em seu condicionamento físico que aos 14 anos já pousava para quadros de anatomia, na adolescência tornou-se ginasta, mergulhador, esquiador, boxeador, artista de circo e interessou-se pelo estudo da Yoga Hatha, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica do corpo da postura e respiração correta. Teve a oportunidade de trabalhar com Rodolf Laban grande estudioso do movimento humano e com base em toda essa experiência criou um legado de 34 exercícios, com os seguintes princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle do centro, eficiência e fluência do movimento. Estes 34 exercícios têm sido estudados e adaptados seguindo os avanços da ciência na área da anatomia e da biomecânica. O Pilates é um método de trabalho corporal que busca a harmonização do corpo, trabalhando força, flexibilidade, respiração, equilÌbrio e fluidez de movimento. O trabalho é iniciado com movimentos simples que evoluem progressivamente para exercícios avançados, respeitando a individualidade de cada paciente. Pode ser praticado por bailarinos, gravidas, idosos, atletas e pessoas que necessitam de uma atenção especial para a prática de atividade física.
"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE". Pilates, 1934.

Sem comentários: