Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

FAQ Pilates


O que é o PILATES?
O que diferencia pilates das outras formas de exercício é a sua abordagem holística que combina o treino de corpo e da mente para atingir um alinhamento postural correcto. Esta abordagem faz de pilates um método de exercícios e não uma colecção de exercícios sem relação entre si.
Pilates é um método de condicionamento físico e mental que desenvolve força, flexibilidade, resistência e controle motor do corpo.
O objectivo principal do método pilates é proporcionar ao praticante uma melhor compreensão do seu corpo, para que possa utiliza-lo de forma mais eficiente no dia-a-dia.

Porque devo de fazer Pilates?
O objectivo de pilates é o de atingir um corpo forte e alinhado.
Estabilizar o centro é o ponto fulcral de pilates. Essencialmente, significa criar um círculo de músculos à volta do centro do corpo, e estes músculos são fundamentais para a saúde de todo o corpo. Fortalecer estes músculos protege a coluna e ao mesmo tempo permite uma liberdade de movimentos e habilidade de controlar a parte superior e inferior do corpo.
É por isto que pilates é altamente recomendado tanto por fisioterapeutas como por osteopatas, no Reino Unido.

Benefícios de Pilates
Alongamento dos músculos curtos (harmstrings)
Fortalece músculos fracos (ex. abdominais, pernas, costas e braços)
Melhora qualidade de movimentos (ex. artrite nos joelhos)
Melhora músculos de postura – centro (ex. costas, ombros, abdómen)
Melhora coordenação
Alivia stress e tensão
Excelente pré e pós parto
Ajuda na prevenção da osteoporose

O pilates é semelhante ao ioga?
Pilates é uma forma de movimento terapêutico. Significa que pode ser usado como forma de reabilitação, fitness ou treino atlético. Enquanto pilates é um conjunto de movimentos disciplinados com objectivos terapêuticos, o ioga é uma forma de arte meditativa, derivada das artes indianas curativas chamada Ayurveda.

Existem, no entanto, algumas similaridades filosóficas. Embora o pilates seja baseado no movimento e o ioga na meditação ambos têm o mesmo ponto fulcral: concentração e respiração correcta. Ambos têm qualidades curativas e de reabilitação mas com abordagens diferentes.

Embora metodologicamente diferentes são filosofias muito semelhantes e podem ser combinadas no sentido de se obter melhorias em todas as áreas quer sejam físicas, mentais ou emocionais.


Pilates é para toda a gente?
Claro que sim. Seja atleta olímpico, corredor de fim-de-semana no parque ou um avô de 80 anos todos deverão experimentar os benefícios de fortalecimento, flexibilidade e concentração que o método pilates proporciona.

Com pilates posso emagrecer?
Para emagrecer precisa de exercícios cardio-vasculares como andar de bicicleta, correr, nadar, etc. Com pilates irá, com certeza, tonificar e fortalecer os músculos.

Como posso melhorar a minha postura?
Uma má postura significa desequilíbrio muscular, resultantes muitas vezes de um estilo de vida sedentário ou de velhas lesões.Com pilates todo o corpo é trabalhado, usando exercícios correctivos que abordem os desequilíbrios. O resultado é uma melhor postura, movimentos eficientes com um menor grau de esforço e um corpo sem dores.

O que vestir?
Roupa confortável como um fato de treino e t-shirt. Nos pés só deverão estar as meias de ginástica, dispensando qualquer tipo de calçado.


De quanto tempo precisamos para se poder notar diferenças no corpo?
Isso varia de pessoa para pessoa. É importante que tanto o professor como o aluno compreendam que é preciso algum tempo para se alterarem hábitos posturais. Aprender pilates é como aprender a tocar um instrumento musical: demora algum tempo e melhora com a prática. A promessa de um professor de pilates é a de que em cada aula se sentirá mais flexível e com mais energia, com uma imensa sensação de bem-estar. A seu tempo o seu corpo evidenciará alterações.

Pilates pode ser benéfico na gravidez?
Os exercícios de pilates, são ideais para os exercícios de preparação e recuperação pós-parto.


Durante a gravidez, o centro de gravidade da mulher muda aumentando muito a curvatura lombar. No início do 2º trimestre a mulher inicia a produção de uma hormona – relaxin – que permite o aumento da mobilidade nas articulações, com a consequente perda de alguma estabilidade natural.

Os exercícios de pilates fomentam um fortalecimento dos músculos nas costas, nas pernas, glúteos e músculos abdominais profundos, permitindo, assim, que as mudanças físicas que ocorrem sejam bem toleradas durante toda a gravidez. Pilates é particularmente bem sucedido a tonificar os músculos da zona púbica e abdominais profundos, após o parto.

Catarina Pardal

Sem comentários: