Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Quais são os benefícios para a grávida que é acompanhada por uma doula?

A presença da doula produz um clima de intimidade, carinho, afecto e acima de tudo segurança. No que toca à equipa médica, contribui também para a diminuição da sua ansiedade, da pressa, dos receios, e de todas as intervenções médicas daí decorrentes.

Está comprovado cientificamente que o acompanhamento da mãe por uma doula contribui para uma diminuição significativa de intervenções como o uso de pitocina, fórceps, ventosas e cesarianas, de pedidos de anestesia por parte da parturiente, da duração do trabalho de parto, do risco de complicações pós-parto como febre materna, infecções e hemorragia. As mães relatam uma experiência de parto mais satisfatória, e apresentam níveis mais baixos de ansiedade, e níveis mais elevados de atenção e receptividade para com o seu bebé. O risco de depressão pós-parto é diminuído. Para o bebé os benefícios também são evidentes: o risco de complicações e de internamento prolongado é diminuído e favorece o sucesso da amamentação.

Uma consequência óbvia de tudo isto é a redução de custos com os cuidados obstétricos. Um estudo de 1993 por Kennel e Klaus demonstrou que as mulheres que têm uma doula no seu parto experimentam:

Redução de 50% na realização de cesarianas
Redução em 25% na duração do trabalho de parto
Redução de 60% nos pedidos de anestesia epidural
Redução de 30% nos pedidos de alívio da dor
Redução de 40% no uso da oxitocina sintética
Redução de 40% no uso de forceps.
É interessante notar que estes resultados foram obtidos com uma doula atribuída a cada parturiente após a entrada no hospital, sem que se conhecessem anteriormente, o que demonstra o impacto benéfico da simples presença feminina e tranquilizante, de outra mulher ao lado da mãe.

Nas palavras do obstetra brasileiro Dr. Ricardo Jones:

As mulheres estabelecem entre si um vínculo poderoso e mágico, que a minha masculinidade não pode atingir. A intimidade psicológica, a sintonia e a confiança que uma parturiente estabelece com uma doula é algo maravilhoso, e os resultados catalogados no mundo inteiro reforçam a nossa convicção de que este é um caminho frutífero para o estabelecimento de uma nova postura diante do parto e do nascimento.


retirado daqui http://www.doulasdeportugal.org

Sem comentários: