Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Código de Conduta da Doula

Associação Doulas de Portugal

A doula é responsável pela sua própria actividade em qualquer ambiente em que escolha trabalhar. Em todas as circunstâncias a segurança e bem-estar da mãe e bebé estão em primeiro lugar.

A doula oferece apoio e orientação à mãe e acompanhante, evitando "dar conselhos". Ela deve ajudar os pais a compreenderem as opções que têm, permitindo-lhes tomar as suas próprias decisões relativamente ao que pretendem para o seu parto, e apoiá-los de forma a que essas decisões sejam respeitadas. Assim, a doula apoia a mãe onde quer que esta escolha dar à luz (no hospital, numa casa de parto ou no domicílio) e seja qual for a forma como deseja dar à luz (com ou sem intervenções médicas).

A doula tem como objectivo prestar o melhor nível de apoio possível, fundamentado em conhecimentos, enriquecido com a sua sensibilidade, carinho, empatia e caracterizado por flexibilidade, boa organização e sentido prático, tendo sempre em vista a protecção do ambiente da mãe, e sem fazer julgamentos de cariz moral.

A doula não executa actos médicos, não faz diagnósticos nem dá conselhos médicos, mesmo se possuir formação na área da saúde. Do mesmo modo, se uma doula é qualificada como terapeuta numa determinada área e deseja aplicar essas aptidões na sua prática, deve ficar bem claro que são papéis distintos.

A doula indicará às clientes os recursos ou profissionais adequados caso aquelas tenham necessidades que ultrapassam as competências da doula

A doula não induzirá em erro outras doulas, clientes ou outros profissionais do parto (através de páginas de internet, folhetos, e-mails, entrevistas ou outros meios) quanto ao seu nível de formação ou experiência.

A doula é honesta e mostra integridade e respeito em todas as circunstâncias para com as suas clientes, colegas doulas e outros profissionais com quem se relaciona.
A doula não revelará informação pessoal e confidencial que lhe tenha sido revelada pela cliente no decurso do seu acompanhamento, sem a autorização expressa da mesma.

A doula empenhar-se-á em desenvolver e manter relações profissionais positivas
dentro da comunidade de doulas e restantes profissionais que trabalham com o parto.

A doula responsabilizar-se-á por actualizar e desenvolver as suas competências e conhecimentos através da participação em cursos, seminários e outros eventos formativos disponibilizados quer pela Associação Doulas de Portugal quer por outras instituições credíveis.

A doula esforçar-se-á por participar nos encontros regionais e nacionais da Associação Doulas de Portugal e contribuir dentro das suas possibilidades e disponibilidades para o desenvolvimento da organização.

É recomendável que a doula mantenha um registo das suas actividades de acompanhamento.

É recomendável que a doula estabeleça um contrato escrito com as suas clientes.

A doula tem consciência de que a Associação Doulas de Portugal não a poderá apoiar caso decida acompanhar um parto não assistido planeado.

Sem comentários: