Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sábado, 27 de outubro de 2007

Gravidez e dores nas costas



Muitas mulheres queixam-se de dores nas costas durante a gravidez.

A mulher grávida enfrenta uma série de transformações no corpo, principalmente grandes alterações hormonais, que deixam os ligamentos do corpo mais elásticos e com maior mobilidade, tornando as articulações mais frouxas, que em conjunto com aumento de peso podem ocasionar dores na bacia, joelhos, tornozelos e especialmente na coluna(zona lombar).



Para piorar, á medida que a barriga e o peito aumentam de volume, a mulher grávida adopta uma postura errada, colocando a barriga para a frente e a bacia para traz acentuando a lordose, piorando assim as dores nas costas.


As gravidas sedentárias são as mais propensas a terem dor nas costas devido ao não fortalecimento dos músculos, flácidos e sem força para suportar peso.A melhor solução, é começar a prática de exercícios físicos antes mesmo de engravidar.

A realização de exercícios recomendados por um profissional qualificado e especialista em gravidas, e a adopção de postura correta, previnem as dores na coluna.


O ideal é a prevenção, mas ao aparecimento de qualquer dor, procure seu médico.

Sem comentários: