(2011)
A coroa do Advento tem uma simbologia importante cá em casa, o redondo cria harmonia, une, agrega. Faz-nos lembrar que vivemos num mundo circular, onde os processos são cíclicos e se repetem ano após ano. Assim temos a oportunidade de transformação a cada ciclo ;)
(2011)
Numa coroa de pinheiro ou cipreste são colocadas quatro velas que serão acesas a cada domingo que antecede o Natal. Eu conto histórias e aproveitamos para montar o presépio ( que também tem um simbolismo próprio )
(2015)
Na primeira semana acendem-se a vela azul.Pedras, terra e areia são colocadas no presépio, representando o mundo mineral e sua ligação com o mundo físico (elemento terra).
Na segunda semana acendem-se a vela azul e a verde. São colocadas plantas, troncos, musgos e água para o presépio, representando o mundo vegetal e sua ligação com o mundo etérico (elemento água).
Na terceira semana acendem-se as velas azul, verde e amarela. Colocam-se os animais representando o mundo animal e sua ligação com o mundo anímico (elemento ar).
Na última semana acendem-se as velas azul, verde, amarela e vermelha. A luz se torna mais intensa, com a proximidade do nascimento da Luz, é o Natal, a festa da luz! Então são colocados os pastores, simbolizando as figuras humanas e no dia de Natal, o menino Jesus é colocado na manjedoura. Tudo isso representa o Reino Humano e sua ligação com o mundo espiritual (elemento fogo).
(Presépio de 2012)
Para nós o presépio simboliza a caminhada para a luz, Esperamos pela noite mais longa do ano, onde a Deusa é reverenciada como a Mãe da Criança Prometida ou do Deus Sol, que nasceu para trazer Luz ao mundo. Também temos uma vela especial para o solstício do inverno.
O presépio para nós tem uma simbologia muito forte- Da mesma forma que Maria vai percorrendo a sua caminhada, e apesar de todas as dificuldades, devemos sempre confiar na nossa própria luz interior.
Todos os dias a Maria avança pelo presépio e acendemos mais uma vela, e no dia 24 chega ao palheiro e acendemos uma vela mais bonita, normalmente dourada.
Sem comentários:
Enviar um comentário