Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

domingo, 30 de novembro de 2014

Começou o Advento!

Hoje é o primeiro dia do advento!

E porque amanhã já estamos em Dezembro.... E este fim/início de ciclo, esta também relacionado espiritualmente com nascimento e renascimento em todas as culturas porque no inverno o Sol, a Luz, esconde-se e surge a escuridão.

Como é para vocês receber o inverno / natal?

Dia 21 de Dezembro ( hemisfério norte) comemoraramos a entrada do inverno e a noite mais longa do ano - Yule. Invocamos o poder da natureza para que traga de novo a Luz para iluminar a escuridão da Terra (inverno).

A escuridão é necessária para perceber a Luz e dar continuidade assim ao ciclo vida-morte-renascimento. É o caso das sementes que são semeadas para morrerem dentro da terra e renascerem na primavera.

Este é um dos Sabás mais antigos já que todas as culturas reconheciam a existência de um Deus do qual vem a Luz e que sempre foi chamado de Sol-Deus em torno do qual gira o ciclo da vida.

Yule é o momento de renascer, de transformação, de fazer uma introspecção sobre nos próprios lembrando-se sempre que dias melhores virão.

Deixo um Ritual simples, nada convencional, onde as palavras fluem do coração e não dos livros:

Dezembro é o mês propício à união da família, porque não fazer um altar onde homenageamos a nossa família, onde colocamos 21 velas ( se começares no dia 1 de Dezembro) 

Todos dias, acendemos a vela correspondente ao dia e aos dias anteriores ( por exemplo, no dia 1 acendemos só uma vela, no dia 2 duas velas, no dia 3, 3 velas e assim por diante, cada vez com mais luz, até que no dia 21 acendemos 20 velas mais 1 especial, maior, mais bonita) 

Sempre que acendemos velas contamos histórias em família, todos os membros podem participar e sugerir alguma coisa para fazer nesse momento especial que é acender a vela... Porque não praticar yoga ou meditar? 

No dia 21 ( Quem preferir dia 24 pois o Natal é uma festa pagã) acendemos a vela especial, é a grande festa da família.... E fazemos algo especial. Partilha connosco as tuas ideias, para fazer em família, quando acendemos a vela. E dia 21/24 o que vais fazer de especial? 

Está semana é a altura de trabalhar o reino mineral, pedras e água foram adicionadas a nossa caminhada, para a semana trabalhamos o reino vegetal - vela verde - é altura de ir à procura do musgo!  Depois envio fotografia! 

Um bom Inverno!

Feliz Yule !
Muitas bênçãos !

Sem comentários: