Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quinta-feira, 12 de junho de 2014

O Projecto Parir Em Paz apoia a Enfermeira Obstetra Ana Ramos


O movimento pela humanização do parto em Portugal está de luto!
O projecto Parir em Paz manifesta a sua indignação pela decisão que a Ordem dos Enfermeiros tomou em suspender por 2 anos a Enfermeira Obstetra Ana Ramos.

Enquanto doula, activista pela humanização do parto em Portugal, mãe e mulher não poderia estar mais apreensiva com a repercussão que uma decisão como esta terá nos contornos do movimento de humanização do parto! Demos um gigante passo para trás.... Como Doula acompanhei mais de 30 partos com a Enfermeira Obstetra Ana Ramos. Assisti ao seu profissionalismo e dedicação, não tendo absolutamente NADA a apontar a nível profissional à referida Enfermeira,  que é muito competente e na qual mantenho PLENA confiança! 

Que esta decisão sirva para promover e contribuir para um debate público e construtivo acerca do parto em Portugal. Não podemos ignorar o número crescente de casais que opta por parir em casa.
Se quiserem manifestar a vossa indignação enviem um e-mail para a Ordem dos Enfermeiros à Consideração do Exmº Sr.º Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, o e-mail é 
srsul@ordemenfermeiros.pt

Eu não vou ficar de braços cruzados, não só pela Ana Ramos, mas principalmente pelos casais que nestes dois anos vão ficar sem poder recorrer ao excelente trabalho da referida enfermeira.


2 comentários:

Carla Prates Martins disse...

Pois eu também concordo consigo, minha cara. Também eu tive 2 filhos ambos acompanhados de maneiras diferentes pela Enfº Ana Ramos. A primeira durante a preparação para o parto e durante o trabalho de parto, onde a enfermeira em questão, não só me ajudou SEMPRE nos dias anteriores ao nascimento da minha filhota como também durante o trabalho de parto. Já do meu filhote, e mesmo depois de todas estas difamações que levantaram à Enfª Ana Ramos, mostrando que temos total confiança na Enfª, ele nasceu em casa, na minha sala, ao som da musica que escolhemos, na água, como nós queriamos e com 4,100kg e 51 cm, sem nenhum problema, directamente para as mãos de anjo da "padrinha" Ana. Sim, porque a Enf. Ana Ramos tornou-se de tal maneira importante para a nossa familia que se tornou Tia dos meus filhos, como carinhosamente lhe chamam e "Padrinha" do meu pequenote, como ele próprio faz questão de dizer. Assim, aqui fica o meu testemunho de solidariedade para com a Enfª Ana Ramos, que está a ser "julgada" e caluniada por difamações de pessoas a quem ela não deu "jeitos" e que se diziam suas "irmãs" de vocação e que queriam ser como ela, como eu assisti por diversas vezes. Mais valia que as ditas pessoas tivessem vergonha na cara e mais amor no coração, pois dizem-se tão amorosas e zelosas, quando os seus telhados são de vidro. Um abreijo à minha "padinha" a que eu considero do coração. Como já lhe disse a ela, Amiga, estou CONTIGO E NÃO ABRO!!!!

Pedro Nunes disse...

è tão competente que vai de cana...
http://observador.pt/especiais/morte-e-prisao-a-moda-perigosa-dos-partos-em-casa/