Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Parabéns Simone

Porque hoje a Simone de Beauvoir fazia 106, é bom relembra a sua GRANDE obra... Um dos livros mais marcantes da minha vida:

O Segundo Sexo (Le Deuxième Sexe em francês) é um livro escrito por Simone de Beauvoir, publicado em 1949 e uma das obras mais celebradas e importantes para o movimento feminista.
Beauvoir faz uma análise, histórica, social, psicológica e biológica sobre o papel da mulher na sociedade, negando completamente idéias e estudos que tratem de uma suposta natureza feminina. O livro é riquíssimo em informações, análises profundas e bem fundamentadas, numa tentativa exaustiva de mostrar que o "ser mulher" é algo construído histórica e socialmente, tanto quanto a submissão dela em relação ao sexo oposto.
Sua intenção era desconstruir a tese do " instintos biológico feminino", a quem considera não um pressuposto natural imutável, mas sim uma condição culturalmente construída. Beauvoir rejeita a ideia que foi a "natureza inferior" da mulher que determinou a condição de segundo sexo, mas sim sua invisibilidade histórica. Já que não importa se sendo mãe, esposa ou prostituta, a mulher, sempre se definiu pela função em relação ao homem, encarnando aquilo que ela chamou de "Outro". Propõe que seria através da formação de uma consciência autónoma e da liberdade económica que a mulher pode ser livre e ter plena autonomia sobre seu corpo e seu destino.



Sem comentários: