Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Celebrando o Inverno - Yule


Celebrar o Solstício de Inverno é reafirmar a continuação dos ciclos da vida, pois Yule é o tempo de celebrar o espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessaremos até a chegada da Primavera.


Celebramos o nascimento da Criança da Promessa !
Desde Samhain  o Deus permanece no outro mundo, o dia tornou-se mais curto e frio e a fauna e a flora dormem profundamente. A Deusa grávida pressente o momento de seu filho renascer. E é nesta noite - a  mais curta do ano que o Deus Sol renasce. Ele é o Filho da Deusa ainda frágil, mas portador de promessas e esperanças…


Yule é o momento de renascer, de transformação, de fazer uma introspecção sobre nos próprios lembrando-se sempre que dias melhores virão.



Um bom Inverno!

Feliz Yule !
Muitas bênçãos !

Ritual que fazemos cá em casa ( adaptado)




"Assim que cai a noite, enquanto nas cozinhas as panelas fervem e os doces se finalizam perfumando o ar de canela, chocolate e açúcar queimado, as mulheres da minha casa , vão para o bosque.

Vamos de Arvore em Arvore acendendo as lanternas nelas dependuradas e os lampiões do passeio; a luz das velas brilha na noite, como se por magia as Estrelas tivessem descido á Terra.

Logo o perfume dos incensos se eleva no ar…

No pátio, os homens (maridos e filhos) carregam o tronco que acendem de seguida para que ilumine a noite.

Depois de Ceia, madrugada dentro, dirigimo-nos( só as mulheres) ao centro do jardim; ali, a poucos metros um do outro, o Rei Carvalho e o Rei Azevinho nos abençoam com a sua magica presença…Morte e renascimento, noite e dia, Luz e Trevas!



É ali que damos as boas vindas ao Rei Carvalho, ao mesmo tempo que nos despedimos do Rei Azevinho!

Invocamos então a Deusa e o Seu Consorte, e agradecemos pelas dadivas que recebemos ao longo do ano.



Fazemos então oferendas á Mãe, espalhando sementes sobre a Terra e fazendo uma libação de leite e mel; pedindo a Benção da Deusa, dirigimo-nos então ao tronco que a essa hora já se transformou numa bela fogueira…



Uma a uma,vamos deitando nela as flores e ervas que guardamos dos Rituais feitos ao longo do ano, pedindo ao Fogo e ao Ar que levem embora tudo que de negativo ficou desse ano.

Queimadas as flores, deitamos na fogueira ramos de Azevinho, Hera e Visco Branco, e aspergimos o fogo com óleos de canela, mirra e cravo.



Junto com o fumo que se eleva aromático perfumando a noite, colocamos um ultimo ramo de hortelã verde, e ao formar-se no ar o Dragão da Magia, agradecemos á Deusa e ao seu Consorte a sua presença e as suas Bençãos.



Agradecemos também aos Guardiões dos Elementos e dos 4 Pontos Cardeais, e as Fadas e aos Gnomos que ao longo do ano nos ajudaram a cuidar do jardim, da casa e da família com suas presenças e encerramos o Ritual, voltando á cozinha aquecida e cheia de aromas, cantando.

É um Ritual simples, nada convencional, onde as palavras fluem do coração e não dos livros”.

Ritual de Morgana - Filha da Terra e da Lua Cheia




Sem comentários: