Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

domingo, 14 de outubro de 2012

Dia 16, pela Liberdade da Semente!

Deixo-vos o convite!
EU VOU!!!






DIA 16 DE OUTUBRO, DIA DA SOBERANIA ALIMENTAR E DA SEMENTE

Convocatória para o Desfile pela Liberdade da Semente

14.30 PR. JEAN MONNET Nº 1; 15.30 ROSSIO, em frente à estátua D. Pedro IV

Mulheres, juntem-se a nós no dia da Soberania Alimentar, num pedido performativo pela liberdade da semente.

Homens, juntem-se às mulheres, guardiãs naturais das sementes, germinadoras da vida, da abundância e da sustentabilidade.

A semente não é uma invenção. A semente não é propriedade privada.

Juntos vamos simbolizar a Liberdade que guia o povo, a humanidade, na reconquista do nosso bem comum e no reencontro dos valores que nos unem uns às outras e à terra mãe - a liberdade, a igualdade, a irmandade.

As mulheres vão vestidas como Maria Liberdade (mulher do povo - vestido branco-cru, beige ou verde; cabelo apanhado ou com lenço, pé descalço) e os homens vão distribuir sementes livres.

Antes do desfile vamos entregar um saco de sementes tradicionais e a declaração pela liberdade da semente à representação da Comissão Europeia em Portugal.



As Sementes e as Mulheres

As mulheres são naturalmente as guardiãs das sementes, as germinadoras da vida. Num momento onde por todo o mundo surgem esterelizações de mulheres sem o conhecimento e autorização das mesmas é paralelo o abuso do corpo natural da Terra e suas sementes. è urgente que se unam Homens e Mulheres preservando a semente e fruto dos seus ventres e do ventre criativo da natureza, no potencial máximo da sua abundância e sustentabilidade: a semente.

Se a semente é património privado, a vida humana perde o que de mais precioso tem: alimentação, cultivo (capacidade de gerar o seu alimento com autonomia) e saúde.

A semente privatizada e manipulada é como a remoção não consentida do útero, ovários ou trompas: um crime, uma violação da integridade humana e planetária, um atentado à mais elementar liberdade de ser parte de um planeta que é de todos.

A obra de E. Delacroix, La Liberté guidant le peuple, relembra os princípios esquecidos e essenciais da liberdade, igualdade, irmandade.

As sementes relembram a urgência de reclamar a concretização destes principios, e de todos assumirmos o papel da revolucionária Liberté, porque é nesta mesma liberdade que se baseia o direito de nutrição autónoma dos nossos filhos e a bio-diversidade essencial à vida saudável do planeta Terra.

A Liberdade guia o povo, as corporações matam a liberdade e o povo ao privatizarem as sementes e impedirem que a agricultura se processe livremente.

Que todas as mulheres e homens possam unir-se de coração nú pela liberdade de todas as sementes, de toda a nutrição, de todos nós.

(Texto de Iris Lican, performance artist)

mais sobre a emergência da semente:

www.sosementes.gaia.org.pt

www.seedfreedom.in

Sem comentários: