Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O NASCIMENTO no sentir de um bebé - vamos mudar o mundo?


"Para mudar o mundo é preciso mudar a forma de nascer" - M. Odent

Gostavas de ter nascido assim?


Assim? (Mariana Maffei Feola filha da apresentadora Ana Maria Braga)

Para o bebé, o parto representa a transição. É quando sai do conforto uterino e depara-se com um mundo totalmente desconhecido. A sua pele nunca foi tocada, nunca os seus olhos sentiram tanta luz, nunca respirou e nunca esteve num espaço sem contensão física, sem se sentir amparado, abraçado, contido pelo útero, que  é apertado, escuro, húmido e macio, só não é silencioso, mas tem ruídos bem diferentes dos que ouvimos cá fora.

O nascimento é a experiência sensorial mais intensa da nossa vida! Em que os cinco sentidos são hiperestimulados de uma só vez! Logo que nasce, o bebé precisa de respirar bruscamente, é esfregado para tirar a "sujidade" do parto ( como é que alguém pode dizer que um bebé nasce sujo! ),  tem suas via aéreas aspiradas por uma sonda enquanto escuta o tilintar dos instrumentos de metal. Será que ninguém pensa nisto?

Após receber cuidados protocolares e invasivos, o bebé conhece rapidamente a mãe e segue para o berçário, muitas vezes sem mamar, onde alguns minutos se transformam em horas para um recém-nascido, estendido numa posição totalmente nova... como é que podemos esticar um bebé que passou nove meses enrolado e contido???

Esse é o tratamento que os bebés nascidos em Portugal. Nas primeiras duas horas de vida, em que o estímulo de sucção é mais forte no bebé e a pega para a amamentação poderia ser praticada, está longe da mãe... ( ainda bem que cada vez há mais hospital que não separam o bebé da mãe!!!)

 É cada vez mais comum mulheres terem problemas para dar de mamar e a falta de incentivo à amamentação na primeira hora de vida certamente está associada a este fenómeno. A ciência já provou que o melhor alimento para o bebé é o leite materno. Então, podemos começar a mudar o mundo por aqui: proporcionando um alimento rico em proteínas, vitaminas e no ingrediente fundamental que nenhum outro leite artificial tem: anticorpos! É a melhor vacina para um recém-nascido!!

Se querem mudar o mundo, comecem por mudar a forma como nascem os nossos bebé ! 

Espreitem :






Sem comentários: