Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

domingo, 2 de setembro de 2012

Mães que amamentam não dormem menos

Um estudo realizado nos Estados Unidos, e publicado na revista Pediatrics, de dezembro de 2010, aponta: mães que praticam o aleitamento materno dormem um número igual de horas em relação às mães que oferecem leite artificial.


Participaram do estudo 80 mães. Foram instruídas a manter um diário com anotações, inclusive sobre o número de horas dormidas diariamente. O estudo durou dez semanas e começou duas semanas depois do parto.

Os pesquisadores mediram o total das horas dormidas, total das horas que as mães passaram acordadas à noite, a qualidade do sono, queixas de fadiga e quantidade de horas dormidas durante o dia.

Os resultados mostraram que não houve diferenças no total de horas dormidas ou na qualidade do sono entre as mães que praticavam aleitamento exclusivo, que usavam leite artificial ou que faziam uma combinação das duas formas.Pediatrics 2010; 126: e1562-e1568

Sem comentários: