Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dia 2 de fevereiro dia da Yemanja



A minha Yemanjá :)

Dia 02 de fevereiro é comemorado oDia de Yemanjá, aRainha do Mar e mãe de todas as cabeças.

IyemanjáYemanjá,YemayaIemoja"Iemanjá" ou Yemoja, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá "Yèyé omo ejá" ("Mãe cujos filhos são peixes"


Sensualidade é uma das caracteristicas dos filhos de Yemanjá, rege a maternidade, e é a mãe dos peixes que representa fecundidade. 


Gosta muito de flores e é costume oferecer-lhe sete rosas brancas abertas, que são largadas ao mar para agradecimento

0 tipo psicológico dos filhos de YEMANJÁ é imponente, majestoso e belo, calmo, sensual, fecundo e cheio de dignidade e dotado de irresistível fascínio (o canto da sereia).

As filhas de YEMANJÁ são boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, criando até os filhos de outros (OMULU).

Oferendas de comidas para Yemanjá

Oferendas de comidas para Yemanjá, mas rosas, perfumes e espelhos são indispensáveis

deusa das águas recorrem as mulheres que não conseguem engravidar. Porque é Iemanjá quem controla a fertilidade, simbolizada em seu corpo robusto, forte, em seus seios volumosos e na aparência sensual.

Qualidades, aliás, de todas as suas filhas, que se revelam excelentes como donas de casa, educadoras e mães. Não perdoam facilmente, quando ofendidas. São possessivas e muito ciumentas.

Barco de Yemanjá levando os pedidos dos filhos

Barco de Yemanjá levando os pedidos das filhas que querem engravidar

Embora se mostrem tranquilas a maioria do tempo, podem se tornar verdadeiras feras quando perdem a paciência. Mais do que isso, não perdoam ofensas com facilidade. Intrometem-se tanto na vida dos familiares que chegam a sufocar. Mas a intenção é sempre das melhores.

YEMANJÁ, por presidir a formação da individualidade, que como sabemos está na cabeça, está presente em todos os rituais, especialmente o bori, por isso é considerada a mãe de todoas as cabeças independente do seu primeiro orixá.

02 de fevereiro é o "Dia de Yemanjá"

02 de fevereiro é o "Dia de Yemanjá"

Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de Fevereiro, a maior festa do país em homenagem à "Rainha do Mar". A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas preferidas pelaorixá como espelhosbijuteriascomidasperfumes e toda sorte de agrados e muitas rosas brancas.

Outra festa importante dedicada a Iemanjá ocorre durante a passagem de ano no Rio de Janeiro. Milhares de pessoas comparecem e depositam no maroferendas para a divindade. 


Feliz dia da Yemanjá

Sem comentários: