Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Os preparativos para o nosso Natal

Há muitas maneiras de se preparar o Natal e nós já estamos a preparar o nosso! Como não sou católica tenho alguma dificuldade de celebrar o Natal como é habitual mas tentei arranjar um "meio termo". Para mim a grande celebração do Natal é a celebração do Inverno...

Quatro domingos antes do Natal, inicia-se o Advento. Este ano inicia-se no dia 27 de Novembro. É simbolizado por uma coroa feita de ramos de pinheiro com 4 velas, esta coroa é feita por nós, com arame coberto com uma fita vermelha a prender os ramos verdes. Cada semana que antecede o Natal está relacionada com um reino da natureza, que se prepara para a Grande Noite. No dia 1 de Dezembro o Presépio começa a ser montado.


1º. Domingo - Reino Mineral – Vela Azul

Na primeira semana acendem-se a vela azul. Pedras, terra e areia são colocadas no presépio, representando o mundo mineral e sua ligação com o mundo físico (elemento terra).
Surge a estrutura do presépio. Um pano azul representando o céu nocturno e um pano para o chão. No centro uma estrutura em madeira representando o estábulo e um caminho de 24 velas representando o longo caminho de Maria até Belém. Maria surge no inicio do caminho. A cada dia uma nova vela do caminho é acesa e Maria avança em direcção ao estábulo.

Nesta semana conto histórias sobre as pedras que havia no caminho para Belém.


2º. Domingo – Reino Vegetal – Vela Verde

Na segunda semana acendem-se a vela azul e a verde. São colocadas plantas, troncos, musgo apanhado por nós e água para o presépio, representando o mundo vegetal e sua ligação com o mundo etéreo (elemento água).


3º. Domingo – Reino Animal – Vela Amarela

Na terceira semana acendem-se as velas azul, verde e amarela. Colocam-se os animais representando o mundo animal. Podemos fazer borboletas de lã, ovelinhas de tricô, animais de cera de abelha... O boi aparece no estábulo e o burrinho passa a acompanhar Maria. Conto a história sobre o burro que transportou Maria no seu caminho

4º. Domingo – Homens – Vela Vermelha

Na última semana acendem-se as velas azul, verde, amarela e vermelha. A luz torna-se mais intensa, com a proximidade do nascimento de Jesus, é o Natal, a festa da luz! Então são colocados Maria, José e os pastores, simbolizando as figuras humanas e no dia de Natal, o menino Jesus é colocado na manjedoura. Tudo isso representa o Reino Humano e sua ligação com o mundo espiritual (elemento fogo).
Quando Maria chega à ultima vela do caminho, teremos um caminho de luz, e ela estará no estábulo. Chegou então a noite de Natal! A manjedoura com o menino Jesus é colocada no presépio. Os três Reis magos também surgem, mas longe, muito longe do presépio. Eles só chegam ao estábulo no dia 06 de Janeiro.
Em cada domingo reunimos-nos e fazemos uma actividade especial dedicada ao Natal.

O Calendário do Advento também faz parte dos nossos rituais. O calendário tem 24 saquinhos, e a cada dia os meninos abrem um saquinho, onde há um elemento para compor o presépio com materiais correspondentes a cada semana.
Este ano vamos ter uma novidade, vamos decorar a nossa árvore de Natal de uma maneira mais... especial.

Vamos dar um significado ás bolas! As bolas, construídas pelos meninos, vão simbolizar as orações que fazemos durante o período de Advento. As bolas prateadas de agradecimento, as douradas de louvor e as vermelhas de preces.
A estrela na ponta do pinheiro, vai representar a fé que guia as nossas vidas.

Em relação aos presentes também vamos ter uma novidade...
Os meus filhos recebem  imensos presentes, será correcto receber tantos presentes e não dar nenhuns? Já estavam habituados a dar brinquedos usados... mas e que tal dar novos?

Vou dando noticias do nosso Natal :) E tu como celebras o teu Natal?

Sem comentários: