Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Porquê usar roupa biológica/orgânica?

Divulgo: Konsciente

A pele é o maior órgão que temos e por ela absorvemos grande quantidade de tóxicos que vem do exterior. Ao usar roupa de fibras naturais produzidas pela agricultura biológica estamos a diminuir a quantidade de químicos presentes nos tecidos provenientes da agricultura e manufacturação tradicionais. As tintas têm tóxicos e os próprios tecidos reservam resíduos de pesticidas da agricultura tradicional massificada, assim como dos processos de descoloração e tratamento das fibras.

Ao usarmos roupa de algodão biológico ou outras fibras naturais de origem biológica, como por exemplo, o cânhamo, estamos a fazer com que mais algodão biológico seja produzido e menos algodão normal, levando à redução do uso de pesticidas, herbicidas e insecticidas nas quintas de produção. Esta redução vai consequentemente diminuir a poluição dos rios, do ar, do solo e logo dos alimentos (tanto vegetais como animais) e da água que consumimos.

Tal como acontece com os antibióticos, as pragas vão ganhando resistência aos pesticidas e tornam-se necessários químicos cada vez mais fortes para combater as pragas. Usando formas naturais de combater as pragas estabelece-se um equilíbrio no ecossistema que permite a todas as espécies viverem em harmonia.

Algodão

Consumir algodão biológico também pode reduzir a contaminação dos agricultores que trabalham na apanha do algodão, pois estão directamente expostos aos pesticidas, sendo que muitas vezes este trabalho é feito por grávidas e crianças. Podemos evitar compactuar com esta situação.

Cânhamo

O cânhamo não requer agrotóxicos para crescer. Abastece o solo com nutrientes e é um bom conversor de CO2 em oxigénio. É necessária uma quantidade muito pequena de terra para cultivar o cânhamo, comparando com a maioria das outras fibras têxteis e é biodegradável.

O cânhamo é uma fibra muito resistente e tem uma durabilidade enorme. É uma fibra bastante porosa e por isso seca rapidamente e é muito respirável e fresco. É naturalmente anti-fúngico e protege dos raios ultravioletas. Com o uso vai ficando cada vez mais suave e macia.
Permita aos seus bebés, crianças e a si mesmo o contacto com roupas saudáveis!

A Konsciente é parte de um sonho de uma família que busca um planeta mais equilibrado, saudável e feliz. Somos adeptos de tudo o que seja o mais “natural possível” e que respeite e preserve o maior bem que temos, a Natureza. E porque Natureza são todos os seres vivos deste planeta cabe a cada um de nós fazer o seu papel para cuidar do TODO, começando por cuidar de si mesmo.

Temos como lema: Se eu cuidar de mim, cuido de ti e do TODO!
Somos KONSCIENTE porque amamos e cuidamos!

Seja Konsciente!

Visite a nossa loja em http://www.konsciente.com/  - digam que vão da Parte do Parir em Paz para terem um desconto!

Sem comentários: