Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipse total da Lua hoje - 15 de Junho

Hoje á noite irá ocorrer um eclipse total da Lua .
O Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO) vai promover uma observação pública no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em São Pedro do Estoril (Cascais), acompanhando o eclipse com telescópios e outros instrumentos.

Às 20:00 horas o evento começa com uma pequena apresentação sobre o que irá acontecer e sugestões de como registar as fases do eclipse com câmaras fotográficas.

A fase de totalidade observável demora aproximadamente uma hora. O último contacto da Lua com a penumbra irá demorar até à meia-noite.

A Lua cheia irá nascer já completamente mergulhada na parte central da sombra da Terra pouco antes das 21:00 horas.
Devido à refracção da luz na nossa atmosfera, uma parte dos raios solares misturam-se com a sombra da Terra, conferindo um toque de cor peculiar à Lua eclipsada. Esta cor pode variar do mero cinzento sujo, passando por tonalidades de castanho até vermelho vivo ou cor de laranja.

A cor da Lua é imprevisível, uma vez que pode alterar-se ao longo do evento e depende principalmente da cobertura de nuvens em torno do globo terrestre e das partículas de poeiras e matéria orgânica suspensas na atmosfera. Erupções vulcânicas recentes, tempestades de areia nos desertos e outras calamidades meteorológicas ou geológicas contribuem consideravelmente para a transparência da atmosfera e da cor que o eclipse lunar irá mostrar.

Espera-nos uma noite especial ;) Hoje não deixem de espreitar a Lua!
Se a Lua é impedida de brilhar pela Terra, acredito que os pensamentos arrogantes ou ambiciosos demais devem ser  eliminados da nossa mente. É um momento para me conectar com o que há de melhor no mundo e em mim mesma, banindo toda e qualquer negatividade!
Vou agradecer pelos benefícios recebidos e pela alegria de poder desfrutar a vida!

Acredito que assim chamo tudo o que é bom para a minha vida!

Sem comentários: