O Pinhal das Artes é um Festival de artes para a primeira infância, num espaço dedicado à família, à sensibilização ambiental e à educação pela e para a arte. Com particular destaque para a música este evento realiza-se no Pinhal do Rei em S.Pedro de Moel -Marinha Grande-Leiria, nos próximos dias 29 de Junho a 3 de Julho de 2011.
...a não perder por nada deste mundo!
Programa
CEGARREGA DE NINAR
Canções de berço, de acalentar, cantigas de arrolar...
Cantiguinhas do rô-rô
Minha avó mas ensinou
Quando eu ninava no berço
Logo m'as ela cantou...
BailArte: Danças do mundo com crianças
Porque vai haver pic-nic, vamos dançar e pisar caruma ao som de músicas do mundo. Meia volta e uma concertina, meia roda e vira ao meio. Bebé ao colo e menino pela mão. Grande baile o dos bebés.
Danças Sagradas: Beinsa Duno
Com base na proposta do filósofo e místico búlgaro Peter Deunov, as famílias poderão experimentar a música Paneurítmica, um sistema que junta o movimento, a música e a poesia.
FantochArte: histórias e personagens numa mão!
Um dedo, 5 dedos e dois olhos. Um chapéu, ou será uma cabeleira? Espantalhos e princesas nascerão em mãos pequeninas e grandes. E depois sobram as histórias.
EmbalArte: Canções e histórias de embalar para bebés
Ouvem-se esquilos e cantam-se histórias. Histórias de embalar, netos e avós. Ali na sombra das acácias, porque o Pinhal das Artes não tem pinheiros. Mas tem mães e pais com vozes especialmente bonitas quando cantam para os seus bebés.
TocArte: Instrumentos do mundo
Crianças e seus familiares experimentam tocar em conjunto instrumentos tradicionais de várias culturas musicais do mundo.
MeditArte: Yoga para Famílias
No ambiente único da Mata de São Pedro, crianças e seus familiares são convidados a realizar uma breve sessão de Yoga pelo Centro do Yoga - Áshrama - de Leiria.
SoprArte: Didgeridoos para todos
Crianças a partir dos 4 anos podem experimentar com os seus pais a arte de tocar um dos instrumentos mais encantatórios da floresta, o Didgeridoo, característico dos aborígenes australianos.
PisArte: Texturas que se pisam
Feijão, milho, arroz e grão. Folhas frescas e erva estaladiça, em pedrinhas e sal fino. Enterrar os pés em gelatina, e polvilhá-los em farinha 75. Depois as tintas, também frescas, que se pisam e nos pintam.
CheirArte: Cheiros da terra
Resinas, murta e rosmaninhos serão o ponto de partida para uma grande viagem aos cheiros, que também se podem beber, e congelar.
MolhArte: Sons na água
Na mata correm ribeiros. Há patos e cascatas. Chovem sons por entre as carpas, e tocam-se aquários vários. Vamos procurar por água e construir sons com ela. Crianças, pais e amigos.
CuidArte: Crescer saudável
Porque a saúde nos importa, o serviço de Pediatria do Hospital de Santo André vai voltar ao pinhal com uma tenda festiva. Um penso e dois dói dóis! Um braço ao peito e tanto miminho nos dão as fadas vestidas de branco!
DobrArte: Origami musicais
Os papéis bonitos guardam-se bem dobradinhos. Cada um conta a sua história. Outros fazem papagaios. Mas nesta tenda vamos construir histórias cantadas em Origami.
LuzArte: Uma noite estrelada
O escuro é precioso porque deixa ver a luz das estrelas. Sem o escuro, que também nos conta histórias, a nossa casa é pequenina porque não nos mostra o enorme céu que nos rodeia.
InstrumentArte: Já experimentaste tocar um fagote?
Este ano o Pinhal das Artes tem um cantinho onde se podem experimentar a tocar muitos instrumentos musicais. Mas os instrumentos também contam histórias, e muitas delas é necessário descobrir entre ramos e caixinhas.
AbraçArte: Clube do pano
Aprender a transportar o seu bebé da forma que ele mais gosta, envolto num pano bonito encostado a si. Este espaço também oferece momentos de massagem para pais e filhos orientado por instrutora da associação portuguesa de massagem infantil.
Temos ainda outros espaços e actividades: AmanhArte, Fábrica da Água, os animais da quinta, PedalArte, Construção de Brinquedos da Floresta, Volteio a Cavalo, entre outras novidades!
Mais Informações AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário