Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sábado, 14 de maio de 2011

Pinhal das Artes 2011

O Pinhal das Artes é um Festival de artes para a primeira infância, num espaço dedicado à família, à sensibilização ambiental e à educação pela e para a arte. Com particular destaque para a música este evento realiza-se no Pinhal do Rei em S.Pedro de Moel -Marinha Grande-Leiria, nos próximos dias 29 de Junho a 3 de Julho de 2011.

...a não perder por nada deste mundo!

Programa


CEGARREGA DE NINAR
Canções de berço, de acalentar, cantigas de arrolar...

Cantiguinhas do rô-rô

Minha avó mas ensinou

Quando eu ninava no berço

Logo m'as ela cantou...



BailArte: Danças do mundo com crianças



Porque vai haver pic-nic, vamos dançar e pisar caruma ao som de músicas do mundo. Meia volta e uma concertina, meia roda e vira ao meio. Bebé ao colo e menino pela mão. Grande baile o dos bebés.


Danças Sagradas: Beinsa Duno


Com base na proposta do filósofo e místico búlgaro Peter Deunov, as famílias poderão experimentar a música Paneurítmica, um sistema que junta o movimento, a música e a poesia.


FantochArte: histórias e personagens numa mão!


Um dedo, 5 dedos e dois olhos. Um chapéu, ou será uma cabeleira? Espantalhos e princesas nascerão em mãos pequeninas e grandes. E depois sobram as histórias.



EmbalArte: Canções e histórias de embalar para bebés



Ouvem-se esquilos e cantam-se histórias. Histórias de embalar, netos e avós. Ali na sombra das acácias, porque o Pinhal das Artes não tem pinheiros. Mas tem mães e pais com vozes especialmente bonitas quando cantam para os seus bebés.




TocArte: Instrumentos do mundo

Crianças e seus familiares experimentam tocar em conjunto instrumentos tradicionais de várias culturas musicais do mundo.



MeditArte: Yoga para Famílias

No ambiente único da Mata de São Pedro, crianças e seus familiares são convidados a realizar uma breve sessão de Yoga pelo Centro do Yoga - Áshrama - de Leiria.


SoprArte: Didgeridoos para todos


Crianças a partir dos 4 anos podem experimentar com os seus pais a arte de tocar um dos instrumentos mais encantatórios da floresta, o Didgeridoo, característico dos aborígenes australianos.


PisArte: Texturas que se pisam


Feijão, milho, arroz e grão. Folhas frescas e erva estaladiça, em pedrinhas e sal fino. Enterrar os pés em gelatina, e polvilhá-los em farinha 75. Depois as tintas, também frescas, que se pisam e nos pintam.

CheirArte: Cheiros da terra



Resinas, murta e rosmaninhos serão o ponto de partida para uma grande viagem aos cheiros, que também se podem beber, e congelar.


MolhArte: Sons na água


Na mata correm ribeiros. Há patos e cascatas. Chovem sons por entre as carpas, e tocam-se aquários vários. Vamos procurar por água e construir sons com ela. Crianças, pais e amigos.

CuidArte: Crescer saudável


Porque a saúde nos importa, o serviço de Pediatria do Hospital de Santo André vai voltar ao pinhal com uma tenda festiva. Um penso e dois dói dóis! Um braço ao peito e tanto miminho nos dão as fadas vestidas de branco!

DobrArte: Origami musicais


Os papéis bonitos guardam-se bem dobradinhos. Cada um conta a sua história. Outros fazem papagaios. Mas nesta tenda vamos construir histórias cantadas em Origami.

LuzArte: Uma noite estrelada


O escuro é precioso porque deixa ver a luz das estrelas. Sem o escuro, que também nos conta histórias, a nossa casa é pequenina porque não nos mostra o enorme céu que nos rodeia.


InstrumentArte: Já experimentaste tocar um fagote?


Este ano o Pinhal das Artes tem um cantinho onde se podem experimentar a tocar muitos instrumentos musicais. Mas os instrumentos também contam histórias, e muitas delas é necessário descobrir entre ramos e caixinhas.
AbraçArte: Clube do pano


Aprender a transportar o seu bebé da forma que ele mais gosta, envolto num pano bonito encostado a si. Este espaço também oferece momentos de massagem para pais e filhos orientado por instrutora da associação portuguesa de massagem infantil.


Temos ainda outros espaços e actividades: AmanhArte, Fábrica da Água, os animais da quinta, PedalArte, Construção de Brinquedos da Floresta, Volteio a Cavalo, entre outras novidades!

Mais Informações AQUI

Sem comentários: