Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Divulgo: Encontro - 'Por um parto mais respeitado'

Olá Mamãs!
No próximo encontro do Grupo Mães de Oeiras vamos celebrar a Semana Mundial pelo Parto Respeitado (15 a 22 de Maio) e teremos a presença da Doula Catarina Pardal, da Associação Doulas de Portugal.

Não percam! É já na 4ª feira, dia 18, pelas 16h30, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

Mais informações em: www.maes-oeiras.com, ou através de info@maes-oeiras.com.

'Por um parto mais respeitado...'

As mulheres grávidas, principalmente aquelas que vão ser Mães pela primeira vez, adoram planear, com todos os pormenores, a chegada do seu bebé. Tudo é pensado e cuidadosamente pesquisado, de forma a poderem tomar uma decisão o mais informada possível sobre a decoração do quarto, a cama onde vai dormir, a roupa que vai vestir, as fraldas que vai usar, o carrinho e a cadeirinha do carro, o tempo que vão permanecer em casa com seu rebento ou quem vai cuidar dele após o regresso ao trabalho… Para além disso, consultam livros sobre as várias etapas da gravidez e sabem, a cada mês que passa, quais as novas conquistas do seu rebento. E as pessoas que as rodeiam adoram dar a sua opinião e oferecer presentes para o bebé que aí vem; nem sempre as futuras Mães seguem os conselhos alheios, ou vestem os seus bebés com as roupas oferecidas, pois têm o seu trabalho de casa muito bem feito e sabem perfeitamente o que querem.

No entanto, no que respeita ao momento do parto, a maioria das Mães coloca-se inteiramente nas mãos dos médicos, muitas das vezes sem pesquisar, sem questionar, sem procurar saber quais as opções de que realmente dispõem, para um momento que lhes pertence por direito, quase como se os papéis se invertessem e os profissionais de saúde fossem os parturientes e elas, apenas uma ajuda, fazendo força quando lhes é pedido.

Mas a pergunta coloca-se inevitavelmente, mesmo depois do nascimento do bebé: 'Que tipo de parto quero eu?'

Que escolhas tenho eu em Portugal?

Entrada livre!

Sem comentários: