Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

segunda-feira, 21 de março de 2011

Quanto custa ter uma Doula?

Falava eu com a minha amiga M. que me dizia que ter uma doula é caro.
Antes de vos dizer quanto custa ter uma doula, pergunto-vos se sabem quanto custa não ter uma Doula?

Pode custar o desespero nas últimas semanas da gestação, o sentimento da falta de apoio. 
Pode faltar alguém que didacticamente ajuda o casal com os medos específicos do parto.
Pode faltar alguém que lembre que o corpo de uma mulher esta feito para parir.
Pode custar uma ida precipitada à maternidade, que invariavelmente recairá numa série de intervenções - dolorosas, humilhantes e desnecessárias.
Pode faltar em trabalho de parto alguém experiente, e que possibilite ao pai estar no momento sem se preocupar tanto.
Pode faltar alguém para dar confiança.
Pode faltar alguém para ajudar na amamentação.

e podia continuar....

A doula ajuda a vencer os medos da gravidez, serve de ombro amigo, ajuda a compreender os processos próprios do parto.

A Doula diminui estatisticamente as necessidades de analgesia, fórceps e cesariana - há preço para isto?

CUSTA MENOS QUE UM CARRO DE BEBÉ DAQUELES XPTO!!!
CUSTA MENOS QUE ALGUNS BERÇOS!
TER DE COMPRAR LATAS DE LEITE ARTIFICIAL È BEM MAIS CARO QUE TER UMA DOULA!


Claro que uma mulher pode ter um parto natural sem uma doula, claro que sim!
Mas, e os pais que me perdoem, não acredito que um pai ou outro acompanhante não profissional, possa fazer esse papel... o mais normal é essa pessoa não querer que a parturiente 'sofra', ficam com pena. Não é por mal, simplesmente é a falta da segurança e experiência.

E tu, achas caro ter uma Doula?
Tiveste uma Doula no teu parto, achas que foi caro?


Doulas: Ángeles de la maternidad from MiNuShu on Vimeo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Este discurso é o exemplo típico daquilo que não se deve fazer quando se procura que os pais tenham verdadeira confiança nas suas competencias parentais. A sério, inacreditável. É fazer acreditar que sem a sua presença nada poderá correr bem. Quando o que se pretende é exactamente ser "invisivel" um suporte discreto de reforço positivo e incentivo à autonomização daquela familia. Bolas, deve haver maneiras possiveis de promover os seus serviços sem ter que passar pelo ataque às fundações de auto-confiança das familias. Desculpe mas achei horroroso este seu discurso. cumprimentos, Joana Palma

Cat disse...

Cara Joana,fiz-me entender mal, eu não queria passar a mensagem "que sem mim nada poderá correr bem" não era isso que queria transmitir, apenas queria dizer que o serviço de Doula não é caro.. fiz-me entender mal, vou tentar passar o que quero noutro post.
Grata pelo comentario.

Cat

P e M disse...

Eu, por outro lado, estou-te eternamente GRATA!!!

Pelo preço e pelo acompanhamento que tu me fizeste!

Tivesse eu sabido das Doulas e de ti mais cedo... :)

Beijinhos,
Pat

Anónimo disse...

Que vc em alguns caso é eficiente isso eu não duvido..eu também adoraria ter uma doula me acompanhando em minha gravidez! MAis eu quero sabe em $$ quanto custa o seu serviço?? POrque vc vai me beneficiar em tudo isso em que vc falou sem ganha $$??????

Bjinhus KArol