Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 1 de março de 2011

Hoje dia 1 de Março...




É dedicado à Deusa Greco-Romana Héstia (ou Vesta, na mitologia romana) é a deusa grega dos laços familiares, simbolizada pelo fogo da lareira. Para mim, que acredito na família, é um dia especial, é um dia de oração a Héstia.

Filha de Saturno e Cibele (na mitologia romana), filha de Cronos e Reia para os gregos, era uma das doze divindades olímpicas.

Cortejada por Poseidon e Apolo, jurou virgindade perante Zeus, e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, no seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais.

Embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, era admirada por todos os deuses. Era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protectora das cidades, das famílias e das colónias.

A sua chama sagrada brilhava continuamente nos lares e templos. Todas as cidades possuíam o fogo de Héstia, colocado no palácio onde se reuniam as tribos.

Quando os gregos fundavam cidades fora da Grécia, levavam parte do fogo da lareira como símbolo da ligação com a terra materna e, com ele, acendiam a lareira onde seria o núcleo político da nova cidade.

Como diz Robert Graves: "A mais suave, justa e caridosa de todos os deuses do Olimpo".

O lar do grego médio, na Antiguidade, dispunha, em primeiro lugar, de uma lareira, em torno da qual se construía uma casa. O espaço doméstico era organizado em torno de uma lareira e Héstia era essa lareira. Havia apenas uma palavra para designar tanto a lareira quanto a deusa que nela habitava. Este era o coração da casa, o lugar da intimidade familiar, um abrigo do tumulto, pois Héstia protege, recebe e dá segurança. Brigas e disputas não podiam ter lugar na presença de Héstia, pois a lareira era um lugar de paz e segurança.

Conhecer Héstia é também compreender que num inquietante número de lares o fogo central.... apagou-se.

As casas modernas estão dominada por valores masculinos, o interior da casa é cada vez mais encolhido e a fachada é concebida para "ser vista". A sala de estar, que serve mais para visitas sociais do que para a vida familiar, é, em muitas residências, mais espaçosa e luxuosa que as outras divisões usadas pela família.

Héstia é encontrada onde a família descobre o seu centro.
Héstia corresponde àquilo que é o núcleo da afeição, das necessidades, das preocupações e das actividades da família.

Héstia está, principalmente, empenhada em reunir, no tempo e no espaço, aqueles que constituem o lar.

Para ter uma vida familiar que nos aqueça, devemos, assim como à chama de Héstia, manté-la, cuidá-la, alimentá-la e colocá-la no núcleo de nossas atenções.

A segurança que Héstia pode trazer está relacionada à estabilidade, à tradição e à preservação de bens que nos sustentam em tempos difíceis.

Estou a transformar a minha casa num lar. Sei que Héstica vai ajudar...

Oração a Héstia

"Ó Grande Héstia
Deusa do Fogo Interior;
O fogo que habita os
nossos Corações;
Chamo a tua Presença
a tua Força e a tua Paz;
Para Consagrar em todos nós
o nosso Sagrado Lar Interior;
Aquele que nos aquece,
que nos ilumina e nos transforma.
Esteja presente na
nossa Centelha Divina;
Abençoando-nos, Protegendo-nos
e Transformando-nos no caminho
do Amor, da Luz e da Verdade.
Que assim seja"

Faço esta oração no dia 1 de Março e, sempre que quero trazer a energia de luz e de sacralidade ao meu lar, para pedir protecção pedindo que o campo energético da minha casa seja fechado e protegido por esta Deusa.
Sinto que a minha casa é a extensão da minha mente e coração, tento fazer com a minha casa o mesmo trabalho de limpeza, purificação e beleza que faço comigo mesma.


Fonte: Wikipédia e "Meditações Pagãs" de Ginette Paris

Sem comentários: