Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Imbolic - 1 para 2 de Fevereiro


Brigid, Deusa Dourada.
Brigid, Senhora do fogo.
Brigid, Sol da humanidade,
Guiai-me hoje e sempre!

Este Sabbath originou-se na antiga Irlanda, nas comemorações da Deusa Brighid, Brigid ou Brigith, homenageada como a "Noiva do Sol". Brigit é uma deusa tríplice de origem irlandesa, senhora da poesia, da inspiração, da cura, da escrita, da metalurgia, do fogo. É venerada pelos poetas, ferreiros e pelos médicos.

Enquanto deusa das estações do ano, seu culto celebrava-se no primeiro dia de Fevereiro, dia do Imbolc, a grande festa de purificação.

Apesar de estarmos no auge do inverno, este festival é dedicado ao aumento da luz e ao despertar das sementes enterradas na terra congelada. Na Roda do Ano, Imbolc é o oposto de Lughnasadh e festeja a Deusa como Donzela.

Imbolc ocorre seis semanas após Yule, simbolizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e sua transformação em Donzela jovem e cheia de vigor. A Igreja Católica aproveitou o antigo significado pagão e transformou esta data na festa da Candelária, a Purificação de Maria. A própria Deusa Brighid foi cristianizada como Santa Brígida e seu santuário foi transformado em um mosteiro de monjas.

O Sabbath Imbolc, cujo nome significa "apressar-se", celebrava o aumento da luz e a derrota do inverno. Na véspera, todos os fogos e luzes eram apagados para serem reacesos, ritualisticamente, com as brasas das fogueiras dedicadas a Brigith.

Neste dia, com a comemoração do Disting, os povos nórdicos "enterravam" a negatividade e as agruras do inverno, acendendo fogueiras nas encruzilhadas e purificavam a terra, salpicando sal e cinzas sobre ela.

A atmosfera deste festival é marcada pelo despertar das sementes, dos novos planos e novos projectos, pela iniciação num caminho espiritual ou em novas oportunidades, pela aceleração e renovação das energias, pela purificação e pelo renascimento material ou espiritual, pela busca de presságios e pela preparação para sua realização.

Imbolc é uma data propícia para despertar a criatividade e abrir-se para a inspiração por meio da poesia, canções, narrativas, desenho, cerâmica ou dança - É a minha proposta para este dia!




- Imbolc é tempo de purificação: limpa a tua casa, o teu corpo, os teus armários, doa o que não usas mais

- Faz tu mesma a
cruz de Brigit e pendure-a sobre a porta da cozinha, onde ocorre a transformação dos alimentos. Somos o que comemos, portanto, abençoa a tua comida.

- Doa comida para os sem abrigo. Cozinha para a tua família e celebra a volta da fartura após o inverno. Guarde um pouco para os outros.

- Desenha na porta da tua casa um
triskle, símbolo da Deusa Tríplice, para que abençoe e proteja os teus entes familiares e o teu lar.

Coloca uma roda de velas no centro do altar. Acende um incenso de manjericão, violeta, mirra, limão, camomila, sálvia, rosas ou calêndula. Coloca um cálice com água sobre o pentáculo.
Decora o altar com muitas flores brancas.

Invocação a Brigit:

Brigit, filha de Danu
Brigit do fogo, da água e da inspiração
Toca a tua harpa que é o instrumento das nossas vidas
Que eu ouça sua canção assim como todos os seres.

Acende as velas da roda e, a cada vela acesa, faz um pedido.

depois diz:

Com as luzes eu abro caminho para que a Primavera chegue
O Sol cresce cada vez mais e a esperança está viva.

Contempla as flores sobre o altar e diz:

Eu ofereço estas flroes à Donzela
Eu honro os espíritos da Natureza
O solo fica fértil e é terreno para novas sementes
Que nós sejamos todos abençoados.

Pegua no cálice e eleve-o, dizendo:
Eu honro a Deusa Virgem e a luz crescente do Sol.
Bebe o seu conteúdo.

Sem comentários: