Ou porque não se deve de dar banho aos recém-nascidos!
Imagem daqui
Vérnix é um material gorduroso branco encontrado sobre a pele do bebé logo após o nascimento, que se forma pelo acumulo de secreção das glândulas sebáceas e inclui células epiteliais e lanugem, actua como um creme evanescente que penetra nos poros ou é eliminado pelo contacto com as roupas.
2. É uma defesa natural contra possíveis infecções - Um estudo bioquímico observou que o vérnix actuar como uma barreira mecanica contra infecções bacterianas, e inibe o crescimento de bactérias, protegendo a pele do bebé.
3. Ajuda na Formação do manto ácido - No nascimento, o pH da superfície da pele é praticamente neutro (6,5). Aos poucos vai-se tornando mais ácidos. O pH da pele atinge 5,5, um nível ligeiramente ácido necessária para a defesa da pele, inibindo assim o crescimento de bactérias patogénicas. A acidificação também mantém a integridade da barreira epidérmica.
O desenvolvimento do manto ácido leva 2-8 semanas, dependendo da idade gestacional do bebé, mas pode demorar mais em áreas que estão sempre cobertas, como a zona da fralda.
Sabemos que deixar o vérnix na pele dos recém-nascido ajuda à formação do manto ácido.
As diretrizes da Organização Mundial da Saúde para os cuidados com o recém nascido, vão no sentido de que o vérnix não deve ser removido da pele e o banho deve ser adiada por, pelo menos, seis horas após o nascimento.
4. Contém melanina - que protege contra a radiação ultravioleta da luz solar.
5. Possui propriedades de cura - Foi observado que o vérnix contribui para a regeneração da pele. As suas propriedades de cura estão a ser estudadas para o tratamento de pacientes adultos com úlceras nos membros inferiores ou em feridas perineais após o parto. Também tem sido usado em pele com dermatite atópica, contra infecções bacterianas e no tratamento de pacientes com queimaduras.
Portanto, o vernix não é apenas importante para o recém-nascido, mas é um biomaterial natural de interesse para a ciência cosmética e outras disciplinas. A indústria cosmética e farmaceutica tem procurado criar preparações sintéticas que tentam reproduzir as propriedades deste "creme milagroso"
Sem comentários:
Enviar um comentário