Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sábado, 8 de janeiro de 2011

O nosso dia de Reis

Na  5ª feira não conseguimos celebrar o Dia de Reis. Ser Doula tem destas coisas... Nasceu uma linda menina no dia 6, uma linda Rainha, o que me impediu de celebrar este dia com os meus meninos.
Começamos essa actividade ontem ao desmanchar a árvore de Natal e hoje vamos fazer o nosso Bolo Rei, que este ano vai ser diferente, a pedido dos meninos e com muita pena minha, o  nosso Bolo Rei vai ser de chocolate e em vez de fruta cristalizada - GOMAS ;)
A fava e o brinde não vão faltar!

Deixo-vos a historia do Bolo Rei:
Este bolo está repleto de simbologia. Não é por acaso que tem forma de coroa e brilho nas suas frutas cristalizadas ( no nosso caso - gamoas ;)

Reza a lenda que este doce representa os presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus aquando do seu nascimento. A côdea simbolizava o ouro, as frutas secas e cristalizadas representavam a mirra, e o aroma do bolo assinalava o incenso.

Ainda na base do imaginário, a existência duma fava também tem a sua explicação: Quando os Reis Magos viram a Estrela de Belém que anunciava o nascimento de Cristo, disputaram entre si qual dos três teria a honra de ser o primeiro a entregar ao menino os presentes que levavam.

Como não conseguiram chegar a um acordo e com vista a acabar com a discussão, um padeiro confeccionou um bolo escondendo no interior da massa uma fava.

De seguida cada um dos três Magos do Oriente pegaria numa fatia.

O Rei Mago que tivesse a sorte de retirar a fatia contendo a fava seria o que ganharia o direito de entregar em primeiro lugar os presentes a Jesus.

O dilema ficou solucionado, embora não se saiba se foi, Gaspar, Baltazar, ou Belchior o feliz contemplado.

E esta foi a historia que contei ontem à noite:

Os 3 Reis magos - adaptado da net

Num país distante viviam três homens sábios que estudavam as estrelas e o céu. Um dia viram uma nova estrela muito mais brilhante que as restantes, e souberam que algo especial tinha acontecido.


Perceberam que nascera um novo rei e foram até ele.


Os três Reis magos, Gaspar, Belchior e Baltazar, levavam presentes, e seguiam a estrela que os guiava até que chegaram à cidade de Jerusalém. Aí perguntaram pelo Rei dos Judeus, pois tinham visto a estrela no céu.


Quando o rei Herodes soube que estrangeiros procuravam a criança, ficou zangado e com medo. Os romanos tinham-no feito rei a ele, e agora diziam-lhe que outro rei, mais poderoso, tinha nascido?


Então, Herodes reuniu-se com os três Reis magos e pediu-lhe para lhe dizerem quando encontrassem essa criança, para ele também a ir adorar.


Os Reis magos concordaram e partiram, seguindo de novo a estrela, até que ela parou e eles souberam que o Rei estava ali.


Ao verem Jesus, ajoelharam e ofereceram-lhe o que tinham trazido: ouro, incenso e mirra. A seguir partiram.


À noite, quando pararam para dormir, os três Reis magos tiveram um sonho. Apareceu-lhe um anjo que os avisou que o rei Herodes planeava matar Jesus.


De manhã, carregaram os camelos e já não foram até Jerusalém: regressaram à sua terra por outro caminho.


José também teve um sonho. Um anjo disse-lhe que Jesus corria perigo e que ele devia levar Maria e a criança para o Egipto, onde estariam em segurança. José acordou Maria, prepararam tudo e partiram ainda de noite.


Quando Herodes soube que fora enganado pelos Reis magos, ficou furioso. Tinha medo que este novo rei lhe tomasse o trono. Então, ordenou aos soldados para irem a Belém e matarem todos os meninos com menos de dois anos. Eles assim fizeram.


As pessoas não gostavam de Herodes, e ficaram a odiá-lo ainda mais.


Maria e José chegaram bem ao Egipto, onde viveram sem problemas. Então, tempos depois, José teve outro sonho: um anjo disse-lhe que Herodes morrera e que agora era altura de regressar com a família a Nazaré à sua casa.


Depois da longa viagem de regresso, eles chegaram enfim ao seu lar.

Espero que o vosso Dia de Reis tenha sido FANTÁSTICO!

1 comentário:

P e M disse...

Eu até por acaso não acredito em coincidências, mas a minha filha perguntou-me ontem (Sexta) pelo menino Jesus e quando ele nasceu e outras coisas assim.... ;o)