Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Grávida que corre com os lobos

O que significa então ser uma "grávida que corre com os lobos"? Não significa obter tantas informações quanto possível e assim ganhar confiança para "seguir os próprios instintos". Esta atitude é justamente o oposto do que se pretende. Se é preciso de informação racional e "científica" para liberar os instintos:
1) estamos afirmando para nós mesmas que não acreditamos em nossos instintos;
2) perdemos desta forma ainda mais contato com eles.

Se a mulher fizer uma honesta auto avaliação de si mesma e perceber que não sabe reconhecer seus instintos, quer dizer que sua psicologia precisa de ajuda para dividir o joio do trigo, ou seja o que é instinto e o que tapa o instinto. "Instinto", por definição, é algo que nos salva a pele sempre, é conhecimento já tão mastigado e digerido que acontecia sem que se precise saber como e por que.
Só faça.
 
Alguém perguntaria para Mozart como é que ele chegou a tal acorde ou melodia? Interromperia o trabalho dele para entender a "técnica"? Por favor, deixe-o tocar. É divino.
 
 
 

1 comentário:

Lina Santos disse...

Olá, sigo atentamente este blogue e partilho de muito do que aqui se escreve, mas não concordo nada que se deva deixar tudo por conta do instinto com as crianças. O que talvez se deva ao facto de termos concepções diferentes do que é isso do instinto. Para mim é tomar a decisão certa, no momento certo, sem hesitação. E por isso, acredito, quanto mais informação melhor. Por exemplo, se eu não tivesse lido tanto sobre amamentação quando a minha filha nasceu teria desistido ao fim de dois meses.
Além disso, tem sido esse conhecimento que nos tem ajudado a diminuir drasticamente a taxa de mortalidade. Veja-se como se nascia em Portugal há 40 anos e o que acontece hoje.
Continuação de bom trabalho!